Maio Amarelo expõe desafios para a segurança no trânsito
Secretário de Mobilidade vê necessidade de mudança de comportamento
Basta passar alguns minutos no trânsito sorocabano para perceber que há cada vez mais veículos e, consequentemente, os problemas ficam mais aparentes. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Sorocaba tem uma frota de 536 mil veículos. O desafio atual da Secretaria de Mobilidade (Semob) é proporcionar um trânsito com maior fluidez e segurança para todos, incluindo os pedestres. O pensamento faz parte da programação do Maio Amarelo, que visa chamar atenção da sociedade para o alto índice de acidentes fatais e com feridos em todo País.
Segundo o secretário de Mobilidade de Sorocaba, Carlos Eduardo Paschoini, a pasta trabalha com três pilares: engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização e operação do sistema. Na educação — que é uma das ações principais do Maio Amarelo — a grande “questão” é fazer o motorista cumprir as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “A gente percebe que o condutor sabe, mas não cumpre e a gente tem que mudar o comportamento”, explica o secretário.
“Se conseguirmos que esses motoristas entendam essas mudanças e alterem o comportamento, dirigindo de forma segura e defensiva, eu não tenho dúvida que a gente vai melhorar muito esse aspecto educacional”, observa Paschoini.
Algumas ações, como direita livre — que deve ter mais uma implantação no Alto da Boa Vista daqui a dois meses — são métodos para melhorar a fluidez viária. “Além dela, tem os agentes de trânsito no semáforo, fazendo com que o sistema flua. Ou seja, há todas essas equipes voltadas para os dois objetivos básicos: a fluidez e segurança viária”, comenta o secretário.
“Se não fosse essa soma de fatores que a Secretaria de Mobilidade faz e mais a participação do condutor, eu acho que o nosso trânsito seria muito pior na relação fluidez e segurança. Hoje eu acho que a gente está em um patamar bom, aceitável. Temos alguns probleminhas nos horários de pico com relação à fluidez e temos alguns problemas de segurança viária, principalmente voltados pelo ator motociclista, mas acredito que vamos melhorar”, acredita.
“Não tem câmera, vou fazer”
A frase “não tem câmera, vou fazer” ou “aqui não multa” é comum de se ouvir quando o condutor vai infringir alguma lei de trânsito. Mas, conforme Paschoini, não é bem assim que funciona. Sorocaba tem diversos pontos, principalmente em grandes avenidas, com radares que detectam o avanço do sinal vermelho, por exemplo.
Além dos radares, a Central de Controle Operacional Integrado (CCO) da Urbes, está de olho na cidade a todo momento. Diferente do que se imagina, se o agente de trânsito observar, por meio das câmeras, que o condutor está cometendo uma infração de trânsito, pode lavrar a multa.
De acordo com o levantamento da Urbes - Trânsito e Transporte, em 2022 foram emitidas 113 mil multas, ante pouco mais de 83 mil no ano passado. As infrações mais cometidas são excesso de velocidade em até 20% da permitida, avançar o sinal vermelho, transitar em velocidade superior à 50% da permitida e dirigir manuseando o celular.
Segundo Paschoini, apesar de as infrações se manterem na normalidade, há a consciência por parte da secretaria de que há “muito mais gente cometendo infração de trânsito do que a gente registra porque o agente de trânsito não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo”.
Motociclistas
Um dos agentes do trânsito que tem dado mais dor de cabeça para a secretaria são os motociclistas. “Os acidentes estão crescendo nessa esteira de motociclistas, muito por desatenção, por correria e não há necessidade disso. Se as pessoas mudarem um pouco o comportamento na condução veicular, a gente vai melhorar”, sugere Paschoini.
Acidentes
Nas últimas semanas o número de acidentes e, muitos deles, com vítimas graves ou que resultaram em morte, tem chamado atenção da população. Questionado se acidentes nesse ano têm aumentado em Sorocaba, Paschoini informou que muitos deles poderiam ser evitáveis. Com tal percepção, a equipe da secretaria passa a olhar com mais cuidado sobre os critérios de mobilidade e o que estaria acontecendo com os condutores.
Pedestres
Os pedestres também fazem parte do trânsito, juntamente com os veículos, sejam eles automotores ou não, como as bicicletas. Assim como os condutores, aquele que está a pé também precisa estar ciente que existem regras. Atravessar a via na faixa de pedestre é uma delas.
“A gente tem que encher a cidade de gradil no canteiro central para obrigar o pedestre a atravessar na faixa. Se não tiver gradil, ele atravessa em qualquer lugar da avenida e corre o risco desnecessário. Ele podia andar 40, 50 metros perto da faixa ou cruzar em um sistema semafórico que já é destinado a ele para evitar qualquer tipo de atropelamento, mas aí ele insiste em atravessar no meio dos carros”, diz Paschoini.
Uma das reclamações dos pedestres é que os motoristas e motociclistas não respeitam a faixa. “As pessoas precisam mudar esse comportamento e entender que a regra é clara: na faixa de pedestre a preferência é do pedestre”, explica.
Dinâmicas anuais
Apesar das infrações “clássicas”, o trânsito apresenta mudanças a cada ano. Por isso, é comum as equipes de mobilidade adaptarem as ações. Neste ano, o problema maior é com os motociclistas. A explicação é de que eles estão se envolvendo muito em acidentes de trânsito. Entretanto, as atividades buscam atingir todos os atores que compõem o sistema viário.
Na sexta-feira (10), uma atividade inédita será feita. Chamada de “Pedestre na Praça”, a ação ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, na praça Coronel Fernando Prestes. Na ocasião, dois arte-educadores, com materiais de conscientização, vão convidar os pedestres a atravessar corretamente em uma faixa de travessia instalada no meio da praça. Haverá ainda um terceiro personagem, caracterizado de idoso, para interagir com os pedestres, pedindo ajuda para cruzar o dispositivo de segurança.
Outras ações estão programadas. O calendário completo pode ser acessado nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação.