Regularização do título eleitoral termina hoje

Todos os tipos de regularizações para participar do pleito em 2024, como transferências de local de votação e solicitação da primeira via do título de eleitor, devem ser feitas até hoje

Por Cruzeiro do Sul

Muitas pessoas tiveram que enfrentar fila para tirar o documento

O prazo para eleitores regularizarem o título se encerra nesta quarta-feira (8). Após essa data, aqueles que ainda tiverem pendências com a Justiça Eleitoral não poderão participar das Eleições Municipais 2024.

“A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois das eleições deste ano”, reforça Laurinda Ana de Negreiros, chefe da 137ª zona eleitoral .

Os cartórios no bairro Mangal funcionarão das 9h às 17h; o atendimento será por ordem de chegada e na unidade do shopping será das 10h às 17h.

Movimento

Ontem (7) foi movimentado nos cartórios eleitorais de Sorocaba; o sorocabano enfrentou filas para regularizar o título eleitoral.

Gabrielly Pulcinelli, de 16 anos, esteve no cartório eleitoral de Sorocaba com a mãe Sandra Mara Oliveira Pulcinelli para registrar a biometria. A jovem estava providenciando o título. “Fizemos todo o procedimento pelo portal e hoje (ontem) viemos para cadastrar a biometria”, explicou a jovem.

O jovem Gabriel Henrique Ribeiro dos Santos, 17 anos, também esteve no cartório. “Viemos em janeiro deste ano para entrar com a documentação, não passamos pelo atendimento devido ao horário e retornamos hoje (ontem) e fizemos a solicitação da primeira via”, contou Gabriel, acompanhado pela mãe Grazieli Prata Ribeiro.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Quem procurar algum cartório ou posto eleitoral deve levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar é exigido para os homens que nasceram em 2005. Mais informações poderão ser obtidas pelo portal do TRE-SP https://www.tre-sp.jus.br/#/. (Gabrielle Camargo Pustiglione)