Comércio de Sorocaba ainda espera os filhos para compras
Movimento maior é esperado para sábado, véspera do Dia das Mães
O Dia das Mães é mais do que uma data comercial, é uma oportunidade para demonstrar amor e gratidão às mães em forma de presente, mas as vendas ainda estão tímidas, se comparadas com os anos anteriores.
Nas ruas do centro da cidade, as vitrines das lojas exibem homenagens às mães e uma diversidade de produtos.
Sobre o movimento na loja em que trabalha, a vendedora Lilian Leal disse que “está nivelado com o ano passado, não está deixando a desejar, mas já esteve melhor. O comércio, de uma forma geral, não está tão forte em comparação ao ano passado, mas esperamos receber mais clientes no sábado”.
“Com uma diversidade de presentes no mercado atual, muitos filhos compram vales-presentes para suas mães, e as próprias mães vêm escolher”, contou a gerente Ivaneide Barros. A compra de última hora é uma tradição brasileira, por isso muitas lojas devem ficar abertas até mais tarde na véspera do Dia das Mães. “Fechamos às 5h, mas analisamos o movimento do centro, e vamos estendendo o horário, até o movimento se acalmar”, disse Ivaneide.
Os filhos já foram para as ruas em busca de um presente agradável, como é o caso do trio de amigos, Beatriz Gomes, Catarina Leite e Guilherme Zech. “Eu pretendo comprar um vestido”, disse o estudante Guilherme. O presente das duas jovens estudantes é um pouco diferente, elas optaram por produtos de beleza. “Eu comprei um kit de creme”, contou Beatriz. Catarina disse que vai dividir o presente com os irmãos e a escolha foi um perfume. A média que os adolescentes devem gastar fica entre R$ 100 e R$ 150.
O movimento de compras no Dia das Mães em Sorocaba não alegra muito os vendedores e cria expectativas. Com lojas relatando uma redução significativa no fluxo de clientes, o cenário desafiador reflete as incertezas econômicas e as mudanças nos padrões de consumo. Alguns atribuem essa diminuição à crise financeira. Em meio a essas reflexões, fica evidente a importância de adaptar estratégias de vendas e promover alternativas criativas para impulsionar o comércio local. (João Frizo - Programa de estágio)