Dia do Desafio define tema e provas para este ano
Esta será a 30ª edição da campanha de incentivo à prática do esporte
O Dia do Desafio 2024 chega à 30ª edição no próximo dia 29 de maio. O tema deste ano é “Se Joga no Desafio”. Este ano, a programação está dividida em três eixos: Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde, Promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa e Utilitária e Modais de Locomoção (caminhar, correr e pedalar). O objetivo é reforçar seu empenho em possibilitar a experimentação de diferentes práticas físico-esportiva e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.
Desde o primeiro evento, a campanha já teve a participação de mais de 3.500 organizações públicas e privadas em 14 países. Somente no estado de São Paulo são mais de 350 atividades físico-esportivas gratuitas promovidas pelo Sesc em todas as suas unidades, bem como espaços públicos e ambientes externos. O objetivo é possibilitar a experimentação de diferentes práticas físico-esportivas e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.
“O sucesso do Dia do Desafio, em seu propósito de alavancar a atividade física e a prática do esporte entre as pessoas, depende diretamente do envolvimento amplo de organizações que desempenham papéis complementares na promoção de uma vida ativa”, diz Carol Seixas, gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo e coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano.
Segundo o diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “este ano destacamos a importância das atividades físicas recreativas e utilitárias para a saúde, fomentando sua inserção no cotidiano. Daí a valorização das formas de mobilidade que privilegiam o corpo e seu deslocamento no território, com vistas a sensibilizar gestores públicos a tornarem as cidades mais acessíveis e propícias ao movimento corporal, contribuindo para o bem-estar dos e das habitantes”.
Sobre os eixos de programação:
- Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde, criado em 1986, é coordenado nas Américas pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e oferece indicadores e informações para que gestores criem, a partir de 4 eixos de reflexão - sustentabilidade, estilo de vida, planejamento urbano e arquitetura sustentável - sistemas em suas cidades que estimulem a adoção de hábitos saudáveis, como o da prática regular de esportes e atividades físicas.
- Promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa (praticada em momentos de Lazer, pautada pelo prazer e espontaneidade) e Atividade Física Utilitária (praticada tanto em momentos de lazer, como nas atividades do dia a dia tais como: locomover-se ativamente pela cidade, conhecer uma região, fazer tarefas diárias, trabalhar, entre outras.)
- Modais de locomoção (caminhar, correr e pedalar) que oferecem condições para a prática de atividade física utilitária, sendo uma ferramenta importante na criação de uma rotina de movimento que traga benefícios reais para saúde das pessoas.
O Dia do Desafio foi criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), sob coordenação do Sesc São Paulo no Continente Americano, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte. A campanha acontece desde 1995, na última quarta-feira do mês de maio, promovendo uma série de oportunidades para prática esportiva para o dia e além dele, tornando-se presente na rotina das pessoas por todo o ano. Em 2018, o Dia Nacional do Desafio também foi instituído no calendário federal por meio da Lei nº 13.465/2018. (Da Redação)