Sorocaba já conta com seis pré-candidatos à prefeitura

Neste ano, as legendas podem registrar seus representantes até 15 de agosto

Por Vinicius Camargo

.

As eleições municipais de 2024 já movimentam o cenário político em Sorocaba, principalmente, com o lançamento, pelos partidos, de pré-candidatos à prefeitura. Até quarta-feira (8), havia seis nomes confirmados na disputa pelo cargo de chefe do Executivo. São eles: Carlos Péper (Solidariedade), Danilo Balas (PL), Miriam Algarra (Rede), Paulo Estausia (PT), Renan Santos (PDT) e Rodrigo Manga (Republicanos). O primeiro turno do pleito acontece em 6 de outubro e o segundo será realizado no dia 27 do mesmo mês.

Segundo a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), os candidatos devem ser definidos nas convenções partidárias. Elas ocorrem no período entre 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral. Os escolhidos nessas reuniões são pré-candidatos. Isto é, eles desejam disputar um posto político, mas ainda não tiveram a candidatura formalizada pela Justiça Eleitoral. Neste ano, as legendas podem registrar os seus representantes até 15 de agosto, oficializando, assim, a participação deles nas eleições.

Confira o perfil dos pré-candidatos a prefeito de Sorocaba:

 

Carlos Péper

Carlos Péper, de 62 anos, trabalha como jornalista e radialista. Tem passagens por diversas rádios e emissoras de televisão de Sorocaba e da capital paulista. Graduado em gestão pública, cursa o último ano de Direito. Ele já disputou os cargos de vereador, deputado federal, estadual e prefeito, mas não foi eleito. Quando concorreu à Prefeitura de Sorocaba, em 2020, recebeu 1,6 mil votos.

Péper é filiado ao Solidariedade há seis anos e preside o diretório municipal da sigla há cinco anos. Morador da Vila Helena, ele é casado, pai de três filhas e tem quatro netos. Se diz religioso e atua em vários movimentos da Igreja Católica, como pastorais cristãs e Encontro de Casais com Cristo (ECC).


Danilo Balas

Danilo Mascarenhas de Balas nasceu em Sorocaba. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco aos 17 anos e formou-se aspirante a oficial em 1997. Em 2000, tornou-se professor de Educação Física e, em 2001, concluiu sua especialização em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No ano de 2004, terminou o curso de Direito, quando também passou no concurso de agente da Polícia Federal. Atua na Segurança Pública há mais de 30 anos. Em 2018, foi eleito deputado estadual, com 38.661 votos. Nas eleições de 2022, filiado ao PL, reelegeu-se com 94.552 votos. É casado e pai de uma menina de 6 anos.

 

Miriam Algarra

Miriam Algarra tem 28 anos, é sorocabana, criada no bairro rural Inhayba. Começou na vida pública aos 15 anos, no ativismo, organizando movimentos estudantis e liderando marchas por direitos civis e políticos. É especialista em políticas públicas, com experiência em Organizações Não Governamentais (ONGs) e no setor público.

Ela foi candidata a vereadora pela primeira vez em 2020 e alcançou a terceira suplência do PT em Sorocaba, com 923 votos. Em 2022, candidatou-se a deputada estadual, obtendo 6.270 votos nas urnas. Miriam filiou-se à Rede, recentemente, para concorrer à vaga de chefe de governo municipal pela primeira vez.

 

Paulo Estausia

Paulo João Estausia, conhecido como Paulinho do Transporte, é presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL). Também é vice-presidente da Federação Unitária de Transporte, Porto, Pesca e Comunicação da América (Futac) e membro da União Internacional de Sindicatos (Unis).

O pré-candidato é bacharel em Direito. Trabalhou na zona rural até os 18 anos. Foi motorista de caminhão e ônibus, assim como nas áreas de construção civil e segurança. É casado e pai de três filhos. Em 2020, concorreu nas eleições municipais como vice-candidato a prefeito na chapa de Raul Marcelo (PSol).

 

Renan Santos

Renan Santos, de 39 anos, é relações públicas e professor universitário. Integra, ainda, o Sindicato dos Professores (Sinpro) de Sorocaba. É presidente do PDT municipal, ao qual é filiado desde março de 2020. Iniciou a militância na Pastoral da Juventude (PJ) na Paróquia Cristo Rei, no Parque das Laranjeiras.

Santos presidiu, também, a Associação dos Moradores do Jardim Casa Branca, Jardim Santa Cláudia e Jardim Maria do Carmo, assim como o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Sorocaba (DCE Uniso). Ele foi vereador entre 2017 e 2020, eleito com 3.186 votos, e vice-presidente na Câmara Municipal. Em 2020, disputou a prefeitura, tendo recebido 9.962 votos.

 

 

Rodrigo Manga

Rodrigo Manga é o atual prefeito de Sorocaba. Nascido no município, graduou-se em marketing. Atuou com varejo automotivo, quando foi vendedor de carros em uma loja no Centro. Ingressou na política em 2012, aos 32 anos, ao ser eleito vereador, com 4.778 votos. Em 2016, conseguiu se reeleger parlamentar, com 11.471 votos.

Manga presidiu o Legislativo em 2017 e 2018. Em 2020, foi eleito prefeito, obtendo 153.228 votos — 52,58% do total. Foi presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) por dois mandatos seguidos (2022 e 2023). É vice-presidente de Políticas Contra as Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ocupou o cargo pela primeira vez em 2021 e conquistou a reeleição em 2023.