Presente das mães atraiu menos compradores do que o esperado

Movimento no Centro superou o de outros sábados, mas não chegou a empolgar lojistas

Por Beatriz Falcão

Lojas da região central de Sorocaba receberam muitas pessoas em busca de presentes para as mães ontem

Na véspera do Dia das Mães, comemorado hoje (12), as ruas do centro de Sorocaba estavam mais movimentadas do que em outros sábados. No começo da tarde de ontem (11), pessoas com sacolas nas mãos entravam e saiam das lojas, enquanto outras observavam as vitrines em busca de um presente para as mães. Apesar disso, comerciantes opinaram que o faturamento poderia ser maior.

A empreendedora Elielma Souza, de 36 anos, escolheu um calçado de presente para a sua mãe. “Como o inverno deve chegar no próximo mês, escolhi um sapato de frio, mais fechado e sem salto, para ser mais confortável. Minha mãe já tem uma certa idade, então precisa de conforto”, contou.

O estudante de engenharia mecânica Arthur Alexandre Lima Arruda, de 23 anos, atendeu ao desejo de sua mãe e comprou um kit de produtos para a pele. “Ela já estava pedindo há algum tempo, porque quer se cuidar mais e o kit vem com sabonete, cremes e até batom. Confesso que foi um pouco caro, mas a minha mãe merece”.

Embora seja a segunda data mais esperada pelo setor varejista — ficando atrás apenas do Natal —, lojistas ouvidos pelo Cruzeiro do Sul comentaram que a venda de presentes para o Dia das Mães registrada até ontem (11) estava abaixo da média dos anos recentes. O gerente Gustavo Henrique Ferreira, de 38 anos, que atua no comércio há 15 anos, comentou que os produtos estão mais caros, o que desanima os consumidores.

“Uma blusa que há cinco anos custava R$ 80, hoje está em média R$ 100”, exemplificou o gerente. “No entanto, o salário das pessoas não aumentou na mesma proporção e, consequentemente, muitos deixam de comprar”.

Para Jaqueline Baia, gerente de uma loja de calçados, a situação é parecida. “As vendas estão boas, mas normais! Não está sendo como nos últimos anos. Normalmente os consumidores aproveitam o Dia das Mães para presentear com botas de inverno, mas como continua muito calor, a demanda maior é por sapatos abertos”, avaliou a profissional.

Segurança

Em razão da data comemorativa e do aumento do fluxo de pessoas, a Guarda Civil Municipal (GCM) aumentou o patrulhamento na região central de Sorocaba foi ampliado. A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), informou que as equipes atuam em viaturas, motocicletas e a pé, inclusive com permanência em praças e ruas. A ação teve início na sexta-feira (10) e deve prosseguir até hoje (12), Dia das Mães.