Campanha de conscientização quer acabar com ausências em exames e consultas

No ano passado, foram agendados 597.018 atendimentos médicos, mas apenas 335.768 pessoas compareceram

Por Cruzeiro do Sul

Reagendamento precisa ser feito presencialmente ou por telefone

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba passou a trabalhar, desde terça-feira (14), uma campanha de conscientização sobre as ausências de pacientes após agendamentos para exames e consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com o lema “Quando você falta, faz falta para alguém!”, a ação incentiva que a população faça o reagendamento prévio da consulta e, consequentemente, disponibilize a sua vaga para outro paciente.

O não comparecimento nas consultas ou exames leva o nome de “absenteísmo”. Segundo um levantamento feito pela SES, em 2023, foram agendados 597.018 atendimentos médicos, no entanto, apenas 335.768 pessoas estiveram presentes. Em relação aos exames, o número é de 68.803 faltantes nos agendamentos.

Ainda, em 2023, especificamente no mês de maio, a Prefeitura de Sorocaba divulgou o aplicativo Agenda UBS Sorocaba para facilitar o agen­damento de consultas. De forma online, a população não precisaria se deslocar até a Unidade Básica de Saúde e enfrentar fila para marcar a sua consulta. Em setembro do mesmo ano, a ferramenta foi disponibilizada para todas as unidades do município.

Reagendamento

No entanto, o reagendamento deve ser feito presencialmente na UBS ou por telefone. A Secretaria da Saúde orienta que o paciente desmarque o atendimento clínico até 24 horas antes ou 4 dias para exames e consulta com especialistas. Após desmarcar, a vaga é liberada imediatamente.

Em comparação aos anos anteriores, os resultados estão melhorando. Em 2019, conforme noticiado em março de 2020 no Cruzeiro do Sul com dados da SES, o número de ausências de pacientes em consultas ou exames chegou a 40% em algumas unidades de saúde de Sorocaba. (Beatriz Falcão - programa de estágio)