Histórias em quadrinhos e sarau literário ensinam sobre o combate e prevenção à dengue
Trabalho faz parte do projeto pedagógico "Cruzeirinho na Escola", desenvolvido pelo Poli
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Gilberto Santos”, em Votorantim, tiveram uma missão muito especial: produzir histórias em quadrinhos e um sarau literário de cuidados e prevenção à dengue. O resultado foi apresentado para todos os alunos da escola durante um dia de arte e cultura. O evento foi realizado na terça-feira (14). O trabalho faz parte do projeto “Cruzeirinho na Escola”, promovido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Colégio Politécnico de Sorocaba e do Cruzeiro do Sul. O objetivo é incentivar a leitura entre os alunos do Ensino Fundamental da rede pública do município de Votorantim, parceiro da iniciativa.
Tema
A dengue é um problema de todos e de saúde pública e, nessa luta contra o mosquito, cada nova informação pode ajudar a acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Esse foi o tema que serviu como base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. De forma lúdica, eles falaram sobre a conscientização e a responsabilidade de todos. A ideia foi explicar como “fugir” do mosquito, o “monstrinho” mais odiado pela galerinha. A responsável por conduzir o trabalho pedagógico foi a professora Regina Antunes da Cruz Coelho com auxílio das estagiárias Maria Beatriz Bertholucci Bragagnolle e Vitória dos Santos Sales. “Os alunos trabalharam suas habilidades artísticas e de conscientização durante todo o processo de produção. O resultado ficou maravilhoso, o ‘monstrinho’ da dengue virou exposição com conscientização, música e poesia. As crianças aprenderam e ensinaram de um jeito divertido como acabar com os criadouros do Aedes aegypti”, contou a professora Regina.
E teve até um gibi, que foi produzido pelas alunas Victória Alves Teixeira, Raissa Cristina dos Santos Silva, Nicoly Sutil da Silva e Isadora Mota dos Santos. “Foi tudo muito legal. Criamos e decoramos os cartazes para o Sarau Literário com o tema dengue e fizemos a apresentação para os professores e nossos colegas. Foi uma experiência superbacana para nossa aprendizagem”, contou a aluna Nicoly. “Amei conversar e passar nossa experiência no trabalho da criação dos gibis”, explicou Victória.
O projeto “Cruzeirinho na Escola” desenvolve, junto aos estudantes, tarefas como leitura do conteúdo do suplemento Cruzeirinho, encartado na edição impressa do jornal aos domingos. O material é voltado para o público infantojuvenil, valorizando o pensamento crítico e o conhecimento de conteúdos importantes para a cidadania e o conhecimento. (Gabrielle Camargo Pustiglione)