Município segue com projeto para marginal direita
Trecho será de 1.800 metros, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira
A Prefeitura de Sorocaba trata questões contratuais e finaliza os processos de desapropriação para iniciar as obras da marginal direita do rio Sorocaba. Segundo o Executivo, o procedimento é realizado baseado no interesse coletivo. O trecho em questão será de 1.800 metros, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira (paralela à parte baixa da av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes).
Um empresário com terreno na área onde será a marginal, que preferiu não se identificar, informou ao jornal Cruzeiro do Sul que representantes da Prefeitura mostraram o projeto e pediram doação de parte do terreno, onde passará a via, sob o argumento de que a área será valorizada. Questionada sobre o processo, a Prefeitura informou que todas as desapropriações são tratadas administrativamente e juridicamente, caso a caso, no entanto, não forneceu mais detalhes. “Cada área é definida em razão da sobreposição à obra, depois é publicada a declaração de utilidade pública, valorada pelo setor de avaliações de imóveis, e feitas as definições de disponibilidade de recursos”, declarou o Executivo.
A marginal direita do rio Sorocaba é uma obra prevista no programa “Sorocaba Tem Pressa” e deve ser executada com financiamento de um banco de fomento. Segundo a Prefeitura, a obra consta do planejamento municipal há mais de 40 anos e está descrita no Plano Diretor. Para o município, a intervenção é considerada imprescindível para melhorar o sistema viário da cidade.
Segundo o projeto, a marginal será composta por uma avenida com dois sentidos de circulação, separados por um canteiro central, além de calçadas nos bordos do viário e uma ciclovia, integrando com a malha já existente na cidade.
“Trata-se de uma via marginal de rio, a ser construída em fundo de vale, portanto foram considerados estudos para melhor aproveitamento do viário. A via atende a estudos hidrológicos e normas de projeto e execução. Em grande maioria, seu nível não é expressivamente mais alto que o da marginal esquerda”, informou a prefeitura.
O município declarou, ainda, que a licitação já ocorreu. A previsão é de que as obras comecem em 2024 e terminem ao longo de 2025. “No que se refere à valorização imobiliária decorrente da obra, é importante ressaltar que o entorno, bem como a cidade como um todo, vão se beneficiar com a infraestrutura gerada com essa nova rota de tráfego”, finalizou o Executivo. (Vanessa Ferranti com Secom Sorocaba)