Evento aborda riscos do cigarro eletrônico e tabagismo

Por Cruzeiro do Sul

Profissionais da saúde e especialistas vão falar sobre esses perigos durante palestra no CRE do Jardim Saira

A Secretaria da Saúde de Sorocaba vai fazer uma ação de combate ao tabagismo e cigarro eletrônico, que hoje representam uma das maiores ameaças à saúde. Será no próximo dia 28 de maio, das 8h às 12h, no Centro de Referência em Educação (CRE).

A iniciativa terá palestras de profissionais de saúde e especialistas do setor para discutir sobre os malefícios do tabaco, bem como os fatores prejudiciais físicos e mentais aos usuários.

No dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data simbólica foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O evento é gratuito e aberto ao público. O Centro de Referência em Educação (CRE) fica na rua Artur Caldini, 211, Jardim Saira. (Da Redação)

 

Confira a programação completa

8h30 - Abertura com Dr. Cláudio Pompeo (secretário da Saúde)
8h45 - “História do tabaco e do cigarro eletrônico” com Dr. Alexandre Ascencio, coordenador técnico da Atenção Básica da SES de Sorocaba
9h30 - Apresentação teatral
9h45 - “Desafio mental que leva o uso das drogas e como se livrar” com o Dr. Carlos Zacarias (psiquiatra)
10h30 - Coffee break (pausa para o café)
10h45 - Malefícios do tabagismo e cigarro eletrônico com Dr. Marcelo Nunes Cardoso (pneumologista)
11h45 - Apresentação do coral tráqueo laringo ostomizado
12h - Encerramento

O perigo do cigarro eletrônico

Os principais riscos do consumo do cigarro eletrônico são o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial. Há, ainda, a possibilidade de contrair a doença pulmonar chamada Evali, sigla em inglês para lesão pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vaping.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os principais sintomas são tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.