Repasse ameniza crise da Santa Casa de Itu
Em meio a uma crise no sistema de saúde pública, moradores de Itu têm recorrido a Sorocaba para obter atendimento médico. O vereador Ítalo Moreira (União Brasil) disse que recebeu diversas queixas da sobrecarga nos serviços de saúde pública de Sorocaba.
A situação na Santa Casa de Itu chegou a um ponto crítico, com ameaças de fechamento do hospital devido á falta de recursos financeiros. No entanto, um acordo emergencial com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) trouxe um alívio temporário. No dia (7) de maio, a Prefeitura de Itu anunciou a renovação do convênio que prevê repasses financeiros do Estado para a Santa Casa local.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura ituana, o prefeito Guilherme Gazzola (PP) e a equipe de saúde do município se reuniram com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e sua equipe técnica, para discutir o pagamento de duas parcelas de repasse para a Santa Casa, referentes ao mês atual e ao mês anterior, além da manutenção de um adicional de R$ 1,3 milhão em vigor desde dezembro de 2023. Com esses repasses, a Santa Casa deverá receber R$ 5,3 milhões nos meses de maio e junho.
A crise veio à tona quando o prefeito Gazzola alertou para o risco iminente de fechamento do hospital, uma vez que o pedido de renovação da parceria feito em dezembro do ano passado, ainda não tinha sido atendido pela SES. O acordo emergencial visa garantir a continuidade dos serviços de saúde na cidade, que vinham operando no limite.
“Sobre a situação da Santa Casa, o repasse de verbas já está regularizado e a situação do hospital está normal. Não foi relatado nenhum caso de sobrecarga na Santa Casa, desconhecemos quaisquer relatos de superlotação de pacientes em Itu”, disse a Prefeitura ao afirmar que espera diminuir a necessidade de deslocamento dos pacientes para cidades vizinhas. (João Frizo - Programa de estágio)