Restam 1,3 mil doses da dengue em Sorocaba

9.678 crianças e adolescentes foram imunizados até o momento; vacinação continua até zerar o estoque

Por Thaís Marcolino

Sorocaba não está na lista de cidades que receberão vacinas contra a dengue

As 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que aplicam a vacina contra a dengue, em Sorocaba, ainda tem no estoque cerca de 1.300 imunizantes. Após a aplicação do quantitativo, a campanha será encerrada, visto que não há anúncio de uma nova remessa para a cidade. A ação teve início no dia 6 deste mês.

Ao todo, Sorocaba recebeu do Ministério da Saúde (MS) pouco mais de 11 mil doses. O quantitativo é quatro vezes menor do anunciado inicialmente pela pasta (44 mil). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SES), até hoje (23), foram imunizados 9.678 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O número representa 87%,8 das doses recebidas.

A vacina contra a dengue acontece em todas as UBS, exceto a Simus, Fiori e Hortência, que foram direcionadas para o atendimento sentinela. O horário é das 10h às 16h. Pacientes imunossuprimidos não devem se vacinar, devido à contraindicação. É necessário respeitar um intervalo de seis meses, caso o munícipe tenha contraído dengue.

Qdenga

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro, o MS anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é uma vacina tetravalente contra a dengue capaz de agir nos sorotipos 1,3 e 2 da doença.

Conforme o MS, a Qdenga está indicada para a prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus da dengue em pessoas de 4 a 60 anos de idade. Porém, a pasta optou por iniciar a vacinação no Brasil em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Não há informação de ampliação no público-alvo.

Casos e mortes

No boletim desta quinta-feira (23), divulgado pela SES, Sorocaba acumula 23.702 casos confirmados, sendo 23.506 autóctones quando a doença é adquirida na cidade --, 185 importados e 11 indeterminados.

As mortes se mantém em 15. Já as investigações entraram mais dois óbitos suspeitos no levantamento. Agora são 18 que aguardam análise do Instituto Adolfo Lutz.

Em relação aos pacientes sob cuidados médicos diários, são 42 internados na Santa Casa, Amhemed, Modelo, Unimed e Evangélico. 33 deles em leitos de enfermaria e nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Salto

De acordo com o Painel de Monitoramento Dengue, gerenciado pelo Estado de São Paulo, Salto teria confirmado seu segundo óbito no ano hoje (23). Entretanto, o governo saltense disse ao Cruzeiro do Sul que houve, novamente, um erro. “Seguimos com um óbito confirmado. Já notificamos o Estado para correção”. Na cidade, o número de casos permanece em 2.725.