Prefeito exonera titular da Sedetur
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcello, foi exonerado do cargo na Prefeitura de Sorocaba. A informação foi divulgada no jornal Município de Sorocaba de sexta-feira (24). A pasta passa a ser chefiada cumulativamente por Luiz Henrique Galvão, secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim).
A destituição do cargo aconteceu um dia após a condenação do ex-secretário, na quinta-feira (23), pela compra superfaturada de um prédio, localizado no Campolim. Conforme apurado pelo Cruzeiro do Sul, o imóvel foi adquirido por R$ 29,8 milhões, cerca de R$ 10,3 milhões mais caro do que estava previamente anunciado e avaliado. A compra foi efetuada em 2021.
As investigações foram feitas pelo Grupo de Combate e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), que apontaram para os crimes de peculato — apropriação indevida de bem público — e corrupção ativa e passiva.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba confirmou a exoneração e destacou que a substituição do responsável pela pasta é sem o acúmulo de remuneração.
O Cruzeiro do Sul tentou contato com Paulo Henrique Marcello para falar sobre a exoneração, mas não conseguiu. O espaço segue aberto para a manifestação dele.
Sobre a condenação, a defesa de Paulo Henrique Marcelo, informou que tomou ciência da sentença e emitiu uma nota classificando-a como “injusta” e justificando que “não reflete as provas que foram produzidas no processo”. Diante disso, vai entrar com recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo. (Da Redação)