Projeto incentiva a bocha paralímpica

Por Cruzeiro do Sul

Inauguração da iniciativa aconteceu ontem na sede da Integrar

Sorocaba é sede de um projeto inovador que promete transformar a vida de muitas pessoas com deficiência. Ontem (27), na Clínica-Escola Integrar, localizada na avenida Comendador Pereira Inácio, foi inaugurada uma iniciativa dedicada à prática da bocha paralímpica. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, com o incentivo da Toyota do Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O técnico da seleção brasileira de bocha paralímpica, Zezinho Guardia, atletas paralímpicos como Jonathan Oliveira e Thulio Santos participaram da cerimônia ontem, que também contou com a presença de autoridades e das entidades envolvidas.

O projeto tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à prática esportiva para crianças, jovens e adultos com múltiplas deficiências. Os treinamentos serão realizados às segundas e quartas-feiras, sempre às 13h30, na sede da Integrar.

A bocha paralímpica é uma modalidade esportiva adaptada para pessoas com deficiências. É praticada desde a década de 70. O esporte envolve lançar bolas coloridas o mais próximo possível de uma bola branca, conhecida como jack ou bolim. Os atletas competem sentados em cadeiras de rodas e dentro de um espaço demarcado para os arremessos, tornando a atividade inclusiva e acessível.

A iniciativa visa ampliar o conhecimento do esporte na região. O projeto tem como propósito levar esse exercício às pessoas com paralisia cerebral gratuitamente aos munícipes da cidade e região. Informações e inscrições podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp (12) 3028-3333 ou (15) 99188-4786, ou presencialmente na Clínica-Escola Integrar.

Instituto Athlon

O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, fundado em 2011, é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que tem por missão possibilitar melhor qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência por meio da prática da atividade física, proporcionando o acesso aos esportes paralímpicos, atendendo hoje mais de 240 pessoas com deficiências física, intelectual, visual e TEA a partir dos 10 anos de idade.

Em sua atuação, voltada à inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte, o Instituto desenvolve um trabalho social no fomento e estímulo à prática esportiva visando o protagonismo e o desenvolvimento individual de cada atendido, proporcionando maior autonomia, disciplina, autoestima e melhor qualidade de vida.

Integrar

A Clínica-Escola Integrar — Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação — é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos fundada em 1993, pela iniciativa de pais de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral. O trabalho da entidade está alicerçado em três eixos fundamentais: assistência social, educação e saúde, para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com múltiplas deficiências. (João Frizo - Programa de estágio)