Termômetro em queda ‘aquece’ as padarias

Movimento cresce até 80% nos dias frios, quando o "pingado" se torna a bebida preferida

Por Vanessa Ferranti

"No inverno eu venho mais vezes", diz Ana Paula; "é igual arroz e feijão"

Ainda estamos no outono, mas as temperaturas já começaram a cair, animando quem gosta do inverno — que começa no dia 20. Com o friozinho chegando na região, as padarias se enchem de clientes, principalmente no período da manhã. A bebida mais pedida? O clássico café com leite, também conhecido como “pingado”.

Na manhã de ontem (3), por volta das 7h40, o movimento era intenso em uma panificadora do Jardim Gonçalves, na zona leste de Sorocaba. De acordo com Nathalia Alves, proprietária do estabelecimento, no frio, o número de clientes aumenta cerca de 60%, a maioria em busca de um bom café da manhã. “Temos omeletes, tapiocas, lanches, salgados assados. O pessoal também gosta bastante de pão gratinado, com manteiga na chapa e requeijão. A muçarela gratinada na chapa também tem boa saída. Já de bebidas, eles pedem bastante o café com leite, mais do que chocolate e café preto”.

Leci Aparecida de Paula, de 57 anos, não começa o dia sem antes tomar um café da manhã. A diarista contou à reportagem que já havia se alimentado em casa, mas quando passou em frente à padaria e sentiu o cheiro do pingado, não resistiu e precisou parar. “Tem de ter um café com leite, se não o dia não vai. Já é tradição, não tem como ficar sem”, declarou.

Ana Paula da Rocha, de 48 anos, também não dispensa um pão na chapa e um café com leite. Ela começa o dia de trabalho às 8h, mas antes precisa fazer aquela pausa no caminho. “Eu acordo cedo para ir trabalhar e passo na padaria tomar meu cafezinho quentinho. No inverno eu venho mais vezes. No verão não é sempre, mas no inverno todo dia eu estou aqui e o café com leite não pode faltar, é igual arroz e feijão”, brincou a empresária.

Em outra padaria, localizada no Jardim Santa Rosália, a cena se repete — ambiente lotado de clientes. Segundo Cíntia Leandro, supervisora de loja, com a chegada do frio, o movimento no estabelecimento cresceu em torno de 80%. “O café na padaria é primordial e nessa época o pessoal se acolhe mais na padaria”. Por aqui, os mais pedidos também são o famoso pão na chapa, o “casquinha” (pão com requeijão), e claro, o café com leite. “Esse daí o pessoal não fica sem, mas também pedem capuccino, chocolate quente e tem alguns pedidos extras que o pessoal faz”, ressaltou Cíntia.

Além dos cafés tradicionais, Cíntia Leandro conta que com a chegada do frio a padaria oferece um cardápio mais variado, com novas opções. O estabelecimento abre cedinho, às 6h, e encerra as atividades às 22h. Assim, muita gente também vai até o local para fazer um lanche da tarde. A panificadora oferece pizzas, cachorro-quente e sopas. “Os sabores são bem variados, é bem interessante e o pessoal procura bastante. Já é uma de nossas características”, finalizou a supervisora da padaria.

Previsão do tempo

A semana em Sorocaba deve ser de grande amplitude térmica, com temperaturas que podem variar de 11ºC a 25ºC. Também pode haver grande variação na umidade relativa do ar, por isso, cuidados com a hidratação serão necessários.

Hoje (4), a mínima prevista para Sorocaba é de 14ºC e a máxima de 22ºC. Amanhã (5), os termômetros ficarão entre 13ºC e 24ºC. Na quinta-feira (6), a mínima cai um pouco — 11ºC — e a máxima chega aos 25ºC. Na sexta-feira (7), a amplitude térmica será ainda maior, com temperaturas que podem variar entre 11ºC e 27ºC.

Há dias em que a umidade relativa do ar pode chegar a 40%, como hoje, amanhã e quinta-feira, e 35%, como na sexta. O índice ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.