Documentos digitais: quais você pode manter no seu celular para apresentar em blitz?

Atualmente, é mais provável que as pessoas carreguem seus celulares do que as carteiras, por isso essa opção ajuda a evitar multas

Por Cruzeiro do Sul

Porte do Documento do Veículo (CLA) e da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) são obrigatórios

Os documentos digitais de trânsito possuem a mesma validade jurídica do que os documentos físicos. E, apresentados pelo smartphone, são aceitos em qualquer blitz.

Imagine que você saiu às pressas de casa, pegou o celular e as chaves do carro e no meio do caminho é parado em uma blitz policial e se deu conta de que esqueceu a bolsa com os documentos. Em outros tempos seria prejuízo financeiro e mais pontos na CNH. Hoje em dia com a tecnologia é mais provável que as pessoas carreguem seus celulares do que as carteiras, podendo então apresentar os documentos digitais.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, esclarece que com a atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o Porte do Documento do Veículo (CLA) e da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) ainda são obrigatórios, porém, podem ser apresentados de maneira digital, através de aplicativos oficiais do DETRAN (Ex: Carteira Digital de Trânsito).

Se o condutor do veículo não tiver o documento impresso e não for possível apresentar de forma digital, no ato da fiscalização, será realizada consulta nos sistemas de informações e banco de dados. Cabe uma ressalva, porque se os referidos sistemas estiverem inoperantes e não forem possíveis as consultas, serão realizadas autuações.

O Certificado de Licenciamento Anual (CLA) para o veículo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os condutores podem ser apresentados digitalmente. Isso de maneira geral, em casos específicos como veículo de transporte, por exemplo, há necessidade de apresentação de outros documentos.

Facilidade

A possibilidade de apresentar documentos digitais de trânsito teve início com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As novas versões do documento trazem no verso uma imagem de QR Code. No aplicativo próprio, esse código precisa ser escaneado para ter acesso à versão digital do documento.

No caso de o motorista já possuir o documento digital e o renovar, a atualização no aplicativo é automática.

A maior vantagem é que uma vez carregados os documentos no aplicativo, não será preciso acesso à internet para apresentá-los.(Gabrielle Camargo Pustiglione)