Campanha nas UBSs incentiva doação de sangue e plaquetas

Iniciativa tenta reverter queda de interesse de doadores no meio do ano

Por Cruzeiro do Sul

Colsan administra o Hemonúcleo de Sorocaba, localizado no Jardim Vergueiro

A campanha Junho Vermelho iniciada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), vai promover ao longo do mês ações voltadas à conscientização sobre a importância das doações de sangue e plaquetas. Palestras, roda de conversa, orientações fazem parte da programação que é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba.

O objetivo da campanha, segundo a Secretaria de Saúde, é a conscientização da população sobre a importância das doações. “O mês de junho foi escolhido por ser um período comumente com baixo índice de doações. Isso porque, com a chegada do inverno, muitas pessoas se tornam inaptas para doar devido à maior incidência de infecções respiratórias”, informa a secretaria.

A campanha tem origem em lei municipal de abril de 2022, de autoria do vereador Fábio Simoa, que trata da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Plaqueta.

As plaquetas, ou trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea, as quais são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o procedimento de doação de plaquetas envolve a retirada do sangue da veia de um dos braços, como em uma doação convencional, só que um pouco mais demorada. Esse processo é feito de forma segura, com material descartável. A doação deve ser agendada com antecedência e dura em torno de uma hora e meia.

Para a doação de plaquetas, segundo Frederico Brandão, gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que é responsável pela administração do banco de sangue do Hemonúcleo de Sorocaba, o doador deve manifestar interesse na doação de plaquetas e de imediato é orientado como realizar a doação e fazer o agendamento.

Segundo Brandão, nos meses de abril e maio a Colsan registrou uma queda nas doações e em junho há uma melhora gradual. A meta é de 120 doações por dia. “Aproveitamos o Junho Vermelho para divulgação e conscientização da população sobre a importância da doação de sangue”, diz Brandão.

As doações são feitas no Hemonúcleo de Sorocaba, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. Há estacionamento gratuito para os doadores. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224-2930. (Gabrielly Camargo Pustiglione)

Programação do Junho Vermelho na rede municipal de saúde

UBS Aparecidinha - Sensibilização nos dias 17 e 21 de junho, às 9h e 13h
UBS Brigadeiro Tobias - Orientação no dia 17 de junho, às 8h30 e 14h30
UBS Cajuru - Palestra no dia 21 de junho, às 10h
UBS Carandá - Orientação no dia 12 de junho, às 7h45
UBS Cerrado - Palestra no dia 19 de junho, às 10h
UBS Laranjeiras - Palestra no dia 18 de junho, no período da manhã
UBS Sabiá - Orientação no dia 20 de junho, às 8h
UBS São Bento - Palestra no dia 20 de junho, às 9h30
UBS Ulisses Guimarães - Orientação no dia 17 de junho, às 10h
UBS Vitoria Régia - Roda de conversa no dia 18 de junho, às 9h e 14h