Dia dos Namorados movimenta setor gastronômico e comercial de Sorocaba
Data para os apaixonados têm ofertas de jantares especiais, além de opções variadas de presentes
Na véspera do Dia dos Namorados, uma das datas mais aguardadas os setores de gastronomia e comércio se preparam para um aumento significativo no movimento. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), a data é uma das mais importantes para o segmento, trazendo grande demanda e, frequentemente, necessidade de reservas antecipadas.
De acordo com o Sindicato muitos estabelecimentos têm expectativas altas para este ano. O Dia dos Namorados é sempre uma data de grande movimento. Como os restaurantes costumam ficar cheios, a recomendação é que os casais façam suas reservas com antecedência para garantir uma mesa. Além disso, é comum a oferta de jantares especiais e cardápios diferenciados, proporcionando uma experiência única para os casais.
Restaurantes
Alguns restaurantes famosos da cidade preparam um jantar especial que inclui pratos da ‘‘cuccina’’ italiana da Serra Gaúcha, contendo dois pratos clássicos, uma garrafa de vinho e uma sobremesa.
Há restaurantes de todos os tipos de gastronomia. Os de culinária japonesa costumam ser muito procurados, inclusive nesse período. “Sobre o cardápio, servimos rodízio e a lá carte, teremos degustações e sobremesa diferenciada apenas para o dia dos namorados’’, afirmou um funcionário de um restaurante de culinária japonesa.
Comércio
A movimentação também é intensa no comércio do Centro de Sorocaba. Algumas lojas registram um aumento nas vendas e outras um número menor sobre buscas de presentes típicos da data, como perfumes, roupas e chocolates. Conversamos com alguns consumidores que estavam em busca de presentes para surpreender seus parceiros. “Conversei com minha namorada e ela disse que precisava de um perfume novo. Não pensei duas vezes e vim correndo comprar um para ela, espero que goste, disse um cliente que preferiu não se identificar.
Segundo alguns comerciantes, o movimento de pessoas comparado ao ano anterior está baixo. Como disse a assistente de loja Edinéia Goes: “Apesar de ser uma perfumaria, com produtos para o público masculino e feminino, eu achei, por ser véspera de Dia dos Namorados, a procura menor, pelo menos por enquanto. O ano passado foi melhor, com uma procura maior de presentes”. (João Frizo - programa de estágio)