Prefeitura alerta sobre tentativas de golpe

Por Cruzeiro do Sul

Casas do Cidadão Zeladoria são opção para buscar informações

Um alerta importante sobre tentativas de golpe foi feito ontem (11) pela Prefeitura de Sorocaba. Foram feitas reclamações envolvendo o nome da Administração Municipal para cobrança da chamada Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE). A orientação nesse caso é para que não ocorra nenhum pagamento, mas que o contribuinte busque a informação no lugar certo.

De antemão, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que a Prefeitura não adota a iniciativa de entrar em contato direto com os cidadãos ou empresas, por telefone, WhatsApp, carta ou e-mail. Caso seja vítima ou tenha conhecimento deste golpe, a recomendação é também registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

De acordo com o poder público, nas falsas mensagens, que contam com logotipo da Prefeitura de Sorocaba e QR Code para quitação do débito, o golpista informa que não foi localizado o pagamento da TFE/2024 da empresa, no valor de R$ 243,17, e que a inscrição municipal será bloqueada e a emissão da nota fiscal suspensa, com possibilidade também de outras sanções, caso não seja regularizada a situação.

A Sefaz explica que em Sorocaba não existe TFE, mas Taxa de Fiscalização, Instalação e Funcionamento (TFIF), cujo carnê de cobrança é enviado até o mês de abril, para pagamento do tributo em oito parcelas. É importante ficar atento também ao endereço eletrônico do destinatário da mensagem, pois aquelas falsas geralmente estão vinculadas a e-mail de terceiros e não do Poder Público.

Canais oficiais

A orientação em caso de dúvidas e em situações como essa é utilizar os canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, a fim de tirar dúvidas. O principal deles é o site da Sefaz (https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/) ou diretamente pelo Sistema de Atendimento ao Contribuinte (Siac), pelo link https://issdigital.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, para registrar solicitações. Já no Portal do Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT), o contribuinte pode verificar os débitos de TFIF que estão em aberto. Basta acessar: http://portalsiat.sorocaba.sp.gov.br/ dsf_sod_portal/ inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EXTRATO, inserir a inscrição municipal da empresa e clicar em pesquisar.

Outra opção é ir a uma das Casas do Cidadão Zeladoria, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Da Redação, com informações da Secom)