Início do século XX foi marcado por significativas transformações

O jornal Cruzeiro do Sul acompanha, desde 1903, todos os acontecimentos de Sorocaba, do Brasil e do mundo

Por Cruzeiro do Sul

No início do século XX, Sorocaba já mostrava seu potencial econômico. Em 1903, passou a ser chamada de Manchester Paulista em alusão a sua indústria têxtil

Mil novecentos e três foi um ano tranquilo. Com 53 semanas, teve início em uma quinta-feira e terminou também em uma quinta-feira. Sorocaba, o Brasil e o mundo pulsavam com os acontecimentos do início do século XX.

A virada do século XIX para o século XX foi marcada por significativas transformações no cenário e no comportamento das grandes cidades. Em busca do conceito de modernidade, várias foram as técnicas e modos de vida introduzidos neste contexto, financiados, principalmente, pela revolução técnico-científica.

Rodrigues Alves, paulista de Guaratinguetá, era o presidente do Brasil. Integrante das oligarquias cafeeiras, chegou ao poder em 15 de novembro de 1902. Sua gestão foi visivelmente beneficiada pelo bom momento que a economia vivia naquele período graças às exportações agrícolas, que desde aquela época era de relevante importância. Em 1903, Rodrigues Alves assinou o Tratado de Petrópolis, que selou o destino do Acre, tornando-o definitivamente território brasileiro. A região pertencia aos domínios do território boliviano, mas boa parte de suas terras eram ocupadas por trabalhadores brasileiros envolvidos na extração de borracha.

O professor Mircea Buescu (1914-2003), em seu livro “O Reerguimento econômico (1903-1913), enaltece a performance econômica do Brasil no período. “É preciso não esquecer que o reerguimento ocorreu num ambiente internacional — político e econômico — extremamente favorável. Isso não podia deixar de constituir um elemento positivo para uma economia muito ligada ao setor externo, tal como era a economia brasileira, exportadora de produtos primários e importadora de fatores de desenvolvimento — capital, tecnologia e mão de obra qualificada.”

Em seu livro, o Mircea Buescu conta que 1903 “foi um período de paz, na medida relativa em que a humanidade é capaz de alcançar a paz... O otimismo encontrava um bom respaldo no contínuo progresso econômico, em que pese a persistência de grandes disparidades de pobreza e riqueza. O progresso parecia irreversível”. Mesmo assim, 1903 se destacou como o de maior número de greves trabalhistas na cidade do Rio de Janeiro.

Em Sorocaba, durante praticamente todo o século XX, a cidade foi batizada como a Manchester Paulista, desde que, em 1903, o engenheiro Alfredo Maia atribuiu-lhe tal título, em virtude das semelhanças entre a cidade paulista e a inglesa Manchester, uma das pioneiras na implantação de extenso parque industrial ainda nos primeiros anos da Revolução Industrial e em que, tal como em Sorocaba, a indústria têxtil predominava.

No mundo, em 1903, uma forte tempestade, nomeada “Ulysses”, atingiu as Ilhas Britânicas. Ela provocou os ventos mais fortes já registrados na Inglaterra, País de Gales e Irlanda.

O jornal Cruzeiro do Sul acompanha, desde 1903, todos os acontecimentos de Sorocaba, do Brasil e do mundo. (Aldo Fogaça)