Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social abre chamamento público para gestão do Bom Prato
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) de São Paulo anunciou, através de um chamamento público, a abertura do processo seletivo para a gestão do restaurante popular Bom Prato, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. Essas informações haviam sido divulgadas pela Prefeitura de Sorocaba em dezembro do ano passado.
O prazo para a inscrição em assumir a gestão do Bom Prato em Sorocaba vai até sexta-feira (14). Atualmente, o restaurante é gerido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro Social São Camilo, que fornece oferta de refeições a preços acessíveis para a população.
Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) do Governo de São Paulo “qualquer Organização da Sociedade Civil (OSC) pode participar do chamamento público aberto pela pasta, incluindo a entidade à frente de gerenciamento da unidade atualmente, desde que atenda os requisitos estabelecidos no edital público. Os chamamentos públicos são abertos, entre outros motivos, conforme a vigência de contratos.
Outros chamamentos, ainda, devem ser abertos para outras unidades e serão divulgados em momento oportuno.”
“Vale esclarecer que a abertura de unidades do Bom Prato compete ao Governo do Estado de São Paulo, sob critérios técnicos da rede de restaurante popular”, ressalta o secretário da SEDS, Everton Souza.
As propostas das organizações interessadas devem ser submetidas dentro do prazo estipulado, com todas as documentações exigidas. Os documentos serão avaliados com base em critérios de experiência, capacidade técnica, e compromisso com a missão social do programa.
A SEDS destacou a importância de selecionar uma organização com competência e compromisso social, capaz de manter a qualidade do serviço oferecido. “O chamamento público é um procedimento transparente e democrático, garantindo que todas as entidades qualificadas tenham a chance de participar e contribuir para o bem-estar da população de Sorocaba”, afirmou o secretário.
O Programa
O Bom Prato tem como objetivo proporcionar refeições saudáveis a preços acessíveis para a população em situação de vulnerabilidade social. Em Sorocaba, o programa atende a uma parte da população no bairro Vergueiro, próximo ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), desde 2006. De acordo com a pasta estadual, são servidas 1.900 refeições diariamente, incluindo 300 cafés da manhã, 1.300 almoços e 300 jantares. A unidade é gerida pelo Centro Social São Camilo.
Em qualquer unidade do Bom Prato, seja fixa ou móvel, o preço de uma refeição completa é de R$ 1, enquanto o café da manhã custa R$ 0,50. O almoço e o jantar oferecem uma alimentação equilibrada composta por arroz, feijão, salada, legumes, proteína e sobremesa. O café da manhã inclui café com leite, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios, e uma fruta.