Fiéis acordam cedo e fazem fila em busca do bolo de Santo Antônio

Várias missas estão programadas para hoje

Por Da Redação

Fiéis fazem fila em busca do tradicional bolo de Santo Antônio

Centenas de fiéis fazem fila desde o começo da manhã desta quinta-feira (13) na Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba, para a retirada do tradicional bolo de Santo Antônio. Conhecido como o " dia do Santo casamenteiro", a movimentação faz parte das celebrações católicas no mês de junho e atrai fiéis em todo o país para a compra do bolo na expectativa de encontrar a tão esperada medalhinha.

O frei Gilberto Marcos Sessino Piscitelli, pároco da igreja, falou sobre a tradição: “Esperamos mais de 10 mil fieis em nossas 5 missas programadas ao longo do dia. O que move a vinda dos fiéis à igreja em busca do bolo é a fé, a união, a fraternidade e é claro a busca pelo casamento”, contou.
Foram produzidas 5 toneladas de bolo e 4 mil medalhas de Santo Antônio foram distribuídas nos bolos que são abençoados pelo frei antes da entrega.

Uma das testemunhas da fé é a Olívia Gonçalves, que comprou o bolo no ano passado e este ano ficou noiva. Agora, espera o tão sonhado casamento com a benção de Santo Antônio.

Para os católicos, o mês de junho é marcado pelas celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro. Junto com esse período são realizadas as populares festa juninas que celebram com dança e comidas típicas.

Hoje, as missas solenes serão às 10h; 12h; 15h e 19h.  Ao final de todas as celebrações do dia ocorrerá a clássica bênção dos pães, tradicional na igreja Santo Antônio.

A paróquia Santo Antônio fica na praça Coronel Joaquim Estanislau Arruda, 181, no Além Ponte.

Conheça a Tradição do Pão de Santo Antônio

O pão de Santo Antônio é sinônimo de caridade, fartura e Eucaristia. Esta tradição nasceu a partir de um dos milagres do santo, cujo protagonista foi Tomasito, um menino de 20 meses que se afogou em um poço. Assim, a mãe desesperada invocou a ajuda do santo e fez uma promessa: se conseguisse esta graça, ia dar aos pobres uma quantidade de pão igual ao peso do menino. E milagrosamente o menino  voltou a viver.

Como manda a fé e a tradição, durante as missas em homenagem ao Dia de Santo Antônio, fiéis doam os pães para serem abençoados. Após a benção, os pães são distribuídos aos devotos. Quando chegam nas suas casas, colocam um pedaço do pão nas latas de mantimentos para que não falte alimento em suas mesas. Nunca faltará a providência pela intercessão de Santo Antônio. (Gabrielle Camargo Pustiglione)