1ª Vara do Trabalho de Sorocaba comemora 80 anos de instalação
A Justiça do Trabalho preparou uma série de eventos para comemorar os 80 anos de instalação da 1ª Vara de Sorocaba, criada em 31 de agosto de 1944. Com o tema “80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba: celebrando o passado, vivenciando o presente, construindo o futuro”, a programação vai de 20 a 30 de agosto. As iniciativas englobam sessões solenes, palestras, confraternização e exposição. A maioria é aberta ao público.
O início, no dia 20 de agosto, às 9h, prevê uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. No dia 26, às 9h30, haverá outra sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Depois, às 13h, acontece uma visita ao quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora, com a presença de Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em seguida, às 19h30, Brandão realizará uma palestra na subseção de Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ana Paula Pellegrina Lockmann, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), fará a apresentação.
No dia 27 de agosto, às 8h30, Brandão e o desembargador e vice-presidente judicial do TRT 15, João Alberto Alves Machado, palestram no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Ana Paula Pellegrina Lockmann, desembargadora do mesmo tribunal, conduz o encontro. No dia 28, às 19h, o Auditório Municipal de Votorantim Francisco Beranger sedia o seminário Provas Digitais. A juíza diretora do Fórum Trabalhista de Bauru, Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, e a juíza titular da Vara do Trabalho de José Bonifácio, Ana Paula Silva Campos Miskulin, abordam o assunto. Desembargador do TRT15, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, comanda o evento.
Uma confraternização com os servidores do Fórum Trabalhista de Sorocaba, em reconhecimento pelo trabalho dos profissionais, abre as ações do dia 29, às 11h. Às 15h, o público poderá prestigiar a inauguração da exposição 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba, no Fórum. Às 17h, ocorre uma sessão solene na Câmara Municipal. Às 19h, o auditório da Universidade Paulista (Unip) recebe Guilherme Guimarães Feliciano, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Rita de Cássia Penkal Bernardino, desembargadora do TRT15.
Fechando a programação, o ministro Almir Pazzianotto faz palestra no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Sorocaba no dia 30, às 10h.
Passado, presente e futuro
Segundo Paulo Eduardo Belloti, juiz titular da Vara do Trabalho de Sorocaba, as iniciativas vão tratar do passado, presente e futuro da justiça trabalhista. Isso porque haverá recordação histórica, discussão de problemas atuais da área e debate sobre as mudanças porvir, principalmente, tecnológicas. O magistrado também aponta que os eventos têm como objetivo levar conhecimento para diferentes públicos. Por isso, há um voltado para trabalhadores, um focado para empresários, um para estudantes e dois dirigidos a advogados.
“O evento procura conversar com todos os setores da sociedade civil e os autores dos processos trabalhistas”, diz Belloti, integrante da comissão organizadora da iniciativa, junto a Ronaldo Oliveira Siandela, juiz titular da Vara do Trabalho de Piedade.