Campanha de doação de roupas inova em Sorocaba
Em uma iniciativa inovadora e acolhedora, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) promove uma modalidade de doação de roupas que está chamando a atenção. Na praça da Bandeira, um contêiner transformado em uma espécie de loja com vitrines, araras e cabides oferece uma experiência única tanto para doadores quanto para aqueles que necessitam das doações.
O conceito é simples e efetivo: qualquer pessoa pode deixar suas doações de agasalhos e roupas no contêiner. Segundo a prefeitura, ‘‘a entrega dos itens é limitada por CPF e o controle é feito por servidores da Secretaria da Cidadania (Secid) e do FSS presentes durante o período de funcionamento do contêiner, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h’’. Aqueles que precisam podem escolher e levar as peças que mais lhe agradam.
A campanha é monitorada por voluntários do FSS, que permanecem no local para assegurar que o processo seja organizado e para evitar que todas as roupas sejam retiradas de uma só vez.
‘‘O objetivo é arrecadar esses itens para serem posteriormente distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade e instituições filantrópicas do município. A distribuição é sempre feita com a parceria da Secretaria da Cidadania (Secid), que identifica o público beneficiado pelas doações’’, explicou a Prefeitura de Sorocaba sobre a campanha do ‘Contêiner Solidário’.
A resposta da comunidade tem sido positiva. Muitas pessoas têm se sensibilizado com a campanha e contribuído com doações. ‘‘Quando vi esse contêiner na praça da Bandeira, fiquei emocionada com a ideia. É tão bonito ver um espaço assim, onde podemos doar de forma prática e ainda dar dignidade para quem recebe. Hoje trouxe algumas jaquetas e cobertores que meus filhos não usam mais. Saber que essas roupas vão aquecer alguém neste inverno me deixa muito feliz. A gente se sente parte de algo maior, contribuindo diretamente e ajudando quem mais precisa’’, disse Maria Silveira, moradora de Sorocaba e doadora.
Outro doador ficou sabendo pelo site da Prefeitura de Sorocaba e quis ajudar. ‘‘Vim aqui hoje deixar algumas blusas e calças que não uso mais, e ver que as pessoas podem escolher o que precisam me deixa muito feliz. É uma forma de doação que respeita a dignidade de quem recebe. A solidariedade deve ser assim, prática e humana. Espero que mais pessoas se inspirem e venham contribuir também’’, sugere o empresário Carlos Fernandes.
Além do contêiner na praça da Bandeira, existem outros pontos de arrecadação na cidade. Os interessados em fazer doações podem também se dirigir ao Espaço Solidário do FSS na avenida Rudolf Dafferner, 65, Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Ao todo, são mais de vinte pontos de arrecadação espalhados por Sorocaba.
Outras informações sobre como contribuir com a campanha podem ser obtidas pelo telefone do FSS: (15) 3238-2503. (João Frizo - programa de estágio)