Sorocaba e Itu confirmam novas mortes por dengue
Com a queda na procura, as duas cidades optaram por fechar o atendimento exclusivo para sintomáticos da doença
Três novas mortes por dengue foram registradas por Sorocaba e Itu entre sexta-feira (14) e hoje (17). Os óbitos referem-se a três homens.
De acordo com boletim epidemiológico de Sorocaba, dois óbitos foram confirmados hoje (17) após análise do Instituto Adolfo Lutz. As vítimas são: homem, de 72 anos, com comorbidades. Ele faleceu no dia 28 de abril. Já no dia 16 de maio, um homem, de 77 anos, faleceu sem comorbidades. Agora são 24 pessoas que morrerram em decorrência da doença.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SES), a cidade contabiliza 37.996 casos confirmados. O município aguarda, ainda, o resultado de outros 25 exames.
Em relação as internações, são 15 pessoas que necessitam de acompanhamento médico diário. De acordo com a pasta de saúde, todos estão em leitos de enfermaria. Não há enfermos em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os hospitais com pacientes em tais condições são: Santa Casa (3), Amhemed (3), Evangélico (6) e Santa Lucinda (3).
Itu
Em Itu, por sua vez, confirmou a sétima morte por dengue na sexta-feira (14). O morador do bairro São Luiz, de 44 anos, não tinha comorbidades. Conforme o governo ituano, o homem faleceu no dia 28 de maio e estava no Estado do Maranhão e havia voltado de uma viagem recente ao exterior
Na cidade são 12.986 pessoas com casos confirmados. Segundo levantamento do Painel de Monitoramento do Estado, dos positivados, 20 apresentaram sintomas mais graves.
Centros de atendimento
Com a queda expressiva nos índices de contágio, Itu anunciou, nesta segunda-feira (17), o encerramento das atividades do Centro de Atendimento Dengue. O local será fechado na próxima sexta-feira (28). Segundo a prefeitura, foram mais de três mil pessoas atendidas e cerca de 1,5 mil exames realizados.
A partir de 1° de julho a população pode procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Para as crianças com até 12 anos, a SES indica o Hospital da Criança, que funciona todos os dias na Rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro.
Os munícipes contam, ainda, com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são porta de entrada para o paciente com suspeita de Dengue com sintomas leves e fazem o encaminhamento adequado, quando necessário.
O mesmo aconteceu com Sorocaba que, a partir de hoje (17), não disponibiliza mais das unidades sentinelas. Com isso, UBS Simus, Fiori e Hortência retornam com as demandas gerais, incluindo as vacinações contra a Covid-19, Influenza e as de rotina.
Segundo a SES, a decisão foi embasada na redução da procura clínica, sobretudo nas unidades de urgência e emergência. Em abril, foram registrados 83.475 atendimentos por sintomas da dengue, já em maio, o número caiu para 64.049, representando uma queda de 23,2%.
As 33 UBSs seguem realizando atendimento para pessoas com sintomas de dengue. Em casos de sinais de alarmes evidentes, os munícipes devem procurar as unidades de urgência e emergência (UPAs e PA).