Preparação de policiais tem aula de Derrite
Secretário da Segurança Pública anuncia, em Sorocaba, reforços nas estruturas das polícias Civil e Militar
A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7) e da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP), realizou ontem (18) um importante evento nas dependências do teatro do Sesi. O encontro contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que ministrou uma aula solene aos policiais civis em formação.
O evento reuniu 167 alunos, sendo 112 escrivães e 55 investigadores. O grupo faz parte da maior nomeação da história da Polícia Civil, ocorrida em maio, que incorporou mais de 4 mil novos policiais à instituição. Além dos alunos, participaram do encontro o delegado-geral de Polícia, Artur Dian; o diretor do Deinter 7, Wilson Negrão; o deputado estadual Delegado Olim; o dirigente da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP 7), Rodrigo Ayres; coronel Denis Izumida, comandante do CPI-7; entre outras autoridades civis e militares. A diretoria executiva da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) — mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico — foi representada por Gustavo Henrique Coimbra Campanati e Valdir Euclides Buffo Júnior.
Durante a aula, o secretário abordou temas relacionados à atuação da gestão no combate ao crime organizado. Ele destacou a complexidade da rede transnacional de uma facção criminosa e as estratégias adotadas para desmantelar essas organizações. Derrite enfatizou a importância das corporações policiais no enfrentamento e na neutralização dessas quadrilhas, ressaltando a necessidade de cooperação e coordenação entre diferentes agências de segurança.
O encontro foi uma oportunidade valiosa para os futuros escrivães e investigadores se aprofundarem nas práticas e conhecimentos essenciais para o combate ao crime organizado. A presença de figuras influentes no cenário da segurança pública reforçou a relevância do evento e proporcionou aos alunos uma visão ampla e prática das atividades policiais.
Ao final do evento, o secretário da Segurança Pública realizou a entrega de nove fuzis israelenses Arada, calibre 7.62, destinados a atiradores designados, reforçando o arsenal da corporação. Além disso, duas viaturas foram entregues: uma destinada ao 3º Distrito Policial de Sorocaba e outra à Delegacia de Iperó.
Novas delegacias
No período da manhã, o secretário esteve em Itapetininga, para inaugurar as novas sedes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise). O prédio, localizado na Vila Barth, vai atender cerca de 500 mil habitantes, incluindo os moradores de Itapetininga e mais 11 cidades do entorno, como Boituva, Alambari, Capela do Alto, Cerquilho, Tatuí, entre outras. O investimento do governo estadual nas obras e instalações totalizou R$ 1 milhão.
Novo batalhão
Guilherme Derrite também confirmou a instalação de um novo batalhão territorial da Polícia Militar na zona norte de Sorocaba ainda neste ano. “A maior novidade que a gente vai ter esse ano é a criação do novo batalhão da Polícia Militar aqui em Sorocaba. Sorocaba, infelizmente, ficou para trás nos governos anteriores, porque cidades menores, como Jundiaí, e outras de proporções parecidas, como Ribeirão Preto, São José dos Campos, possuem um batalhão territorial a mais”, comentou derrite, no teatro do Sesi de Sorocaba, falando a autoridades locais e aos 167 policiais recém-aprovados em concurso público.
O secretário explicou que vislumbrou essa possibilidade de acordo com os dados “que nos permitem dizer que Sorocaba precisa de uma nova unidade”. No entanto, segundo Derrite, apenas o novo batalhão não é suficiente. “Não é só uma nova unidade, com transferência de policiais; é aumento real de efetivo”, disse, acrescentando que “a gente pretende, até o final do ano, criar um novo batalhão, que, provavelmente, vá ficar sediado na zona norte de Sorocaba, aumentando o efetivo policial em Sorocaba e na região metropolitana”. (João Frizo - programa de estágio)