Trem para São Paulo deve usar trilhos da Sorocabana
Projeto do Intercidades prevê redimensionamento da bitola e integração com a linha 8 da CPTM
O Trem Intercidades (TIC) Sorocaba-São Paulo deverá utilizar parte dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). A informação foi divulgada pelo secretário de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo de São Paulo, Rafael Benini, ao Diário do Transporte, e confirmada ontem (20) pela assessoria de impresa da pasta ao Cruzeiro do Sul. Já o leilão para a escolha da administradora do TIC que ligará o município à Capital acontecerá em 2025. A SPI informou também que o TIC Eixo Oeste ainda está em estudos e todo o seu cronograma só poderá ser detalhado após essa fase.
De acordo com o secretário, atualmente, o Estado de São Paulo tem quase dois mil quilômetros de ferrovias não utilizadas, pois a maioria delas é de bitola métrica — com distância de 1 metro entre os trilhos. No entanto, as grandes concessões de rodovias do Brasil utilizam a bitola larga — com distância de 1,60 metro entre os trilhos.
Em relação ao Trem Intercidades de Campinas a São Paulo, Benini informou que será construído um trilho novo, dentro da faixa de domínio. Já no caso de Sorocaba, os trilhos já existentes serão aproveitados. “A nossa ideia é recuperar esses trilhos para o transporte de passageiros. Vamos rebitolar de 1,00 metro para um 1,60 metro para fazermos essa ligação e aproveitar o máximo possível os trilhos existentes”, declarou Benini em entrevista ao jornal especializado em transportes.
Projeto
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou o estudo para a implantação do projeto do Trem Intercidades no início de seu mandato — em fevereiro de 2023. O Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL), concluído pelo Consórcio PRO-TL em dezembro de 2020, prevê a instalação de um conjunto de serviços ferroviários de passageiros ligando a cidade de São Paulo a quatro vetores: Sorocaba, Campinas (e Aeroporto de Viracopos), Santos e São José dos Campos.
No início deste mês, o governador visitou a região de Sorocaba. Na ocasião, Tarcísio de Freitas informou que o leilão para a escolha da gestora da linha de trem ligando o município à Capital ocorrerá em 2025. Segundo ele, o sistema será integrado com a linha 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Há a proposta também da implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) dentro da cidade, que deve começar a ser estudada após o Trem Intercidades entrar em operação. O VLT deve fazer a interligação entre as três linhas locais do Bus Rapid Transit (BRT).
Ainda conforme o governo do Estado, o tempo de viagem entre os dois municípios será de cerca de uma hora. O trajeto de 94 quilômetros terá quatro estações de paradas. A previsão é de que aproximadamente 50 mil passageiros sejam atendidos diariamente nesse trecho. Para elaborar os estudos de viabilidade do projeto, a Secretaria de Parcerias em Investimentos contratou a International Finance Corporation (IFC). O investimento estimado é de R$ 8,5 bilhões.