Receita Federal alerta para golpes com DARFs e guias falsas do Simples Nacional
Até o momento, não há ocorrências desse golpe na delegacia de Sorocaba, mas orientação é importante para os contribuintes
A Receita Federal emitiu um alerta importante para os contribuintes sobre uma nova modalidade de golpe que tem causado preocupação em diversas regiões do país. De acordo com o comunicado, estelionatários estão enviando Documentos de Arrecadação e Receitas Federais (DARFs) por e-mail, utilizando endereços de escritórios de contabilidade legítimos e conhecidos.
A Delegacia da Receita Federal em Sorocaba afirmou que não houve ocorrência desses golpes na cidade nem em regiões próximas, mas reforçou a importância de seguir as orientações de segurança e informa que qualquer suspeita de golpe deve ser imediatamente comunicada.
Segundo a Receita Federal, “os criminosos se aproveitam da confiança que os contribuintes depositam em seus contadores e escritórios de contabilidade para aplicar o golpe. Eles enviam e-mails fraudulentos, muitas vezes em nomes de empresas sérias ou conhecidas e de contadores na região, com DARFs anexados”. A aparência do documento é extremamente similar ao original, mas a armadilha está no código de barras, que, quando escaneado, direciona o pagamento para contas bancárias dos golpistas, ao invés de ir para os cofres públicos.
A Receita Federal não manda DARFs por e-mail. “Caso receba um e-mail assim, verifique com seu contador a autenticidade do tal DARF antes de realizar o pagamento. E, havendo suspeita de alguma pendência com o Fisco, utilize o Portal e-CAC ou fale com o nosso atendimento on-line, Chat, ou ainda, com o seu profissional contábil de confiança”, informa o órgão.
Além dos DARFs falsos, a Receita Federal também alertou sobre a circulação de guias falsas do Simples Nacional. As guias, igualmente enviadas por e-mails, possuem o mesmo objetivo de desviar os pagamentos de tributos para contas de terceiros mal-intencionados.
“Um dos campos nos quais há grande variedade de golpes é o das Compras Internacionais nos sites de comércio eletrônico. Em vários deles o criminoso envia carta ou boleto falso de cobrança de impostos ou despesas postais, ou pede pagamento por meio de PIX, QRCode, cartão de crédito ou cartão de débito, alegando que seriam necessários para a liberação da encomenda”, explica a analista-tributária da Receita Federal, Mirtes de Fátima.
Dicas importantes para não cair em golpes
Em seu comunicado e site oficial, a Receita Federal orienta os contribuintes a tomarem as seguintes precauções para evitar cair nesses golpes:
Verificação de origem: Sempre verificar a autenticidade dos e-mails recebidos, especialmente aqueles que contêm documentos de cobrança.
Consulta Direta: Em caso de dúvida, entrar em contato diretamente com o contador ou escritório de contabilidade para confirmar a veracidade do documento.
Verificação do Código de Barras: Conferir o código de barras dos documentos com os valores e informações correspondentes no site da Receita Federal antes de realizar qualquer pagamento.
Desconfie sempre de qualquer e-mail da Receita Federal que não contenha ‘‘@RFB.GOV.BR’’, mesmo mensagens por WhatsApp, SMS e sites estranhos. (João Frizo - programa de estágio)