Radar semafórico é recurso para deixar as ruas menos perigosas
A Urbes - Trânsito e Transportes, responsável pela gestão do trânsito em Sorocaba, ampliou a rede de radares semafóricos na cidade, intensificando a fiscalização eletrônica contra o avanço de sinal vermelho e a parada sobre faixas de pedestres. A medida visa garantir maior segurança no trânsito, punindo infratores e inibindo comportamentos perigosos que colocam em risco a vida de motoristas, pedestres e ciclistas.
Um dos novos radares semafóricos foi instalado na movimentada interseção das avenidas Washington Luiz e Barão de Tatuí, no Jardim Vergueiro — zona sul da cidade. Essa área é conhecida pelo grande fluxo de veículos, especialmente durante os horários de pico. No total, a cidade conta com 12 pontos de fiscalização semafórica, sendo que seis deles operam em sistema de rodízio. Confira na tabela abaixo os endereços.
Segundo a Urbes, no ano de 2022 ocorreram 19.806 autuações registradas pelos equipamentos de detecção de avanço semafórico em Sorocaba. No ano passado, o total caiu para 15.452. De janeiro a maio desde ano, o sistema computou 7.410 infrações constatadas.
Sistema de rodízio
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), os 12 radares de avanço semafórico em operação na cidade funcionam em sistema de rodízio, das 6h às 22h. O sistema é operado por uma empresa, que foi contratada por meio de licitação.
Com a ampliação dos radares semafóricos, a Urbes espera reduzir os números de infrações e, consequentemente, os acidentes nas vias mais movimentadas da cidade. (João Frizo - programa de estágio)