Seminário São Carlos Borromeu é reaberto
A reinauguração do Seminário de São Carlos Borromeu, localizado na avenida Eugênio Salerno, marcou ontem (1º) o início das celebrações do centenário da instalação canônica da Arquidiocese de Sorocaba. O prédio histórico, fundado em 1939 por dom José Carlos Aguirre — primeiro bispo da cidade —, retorna para a sua missão inicial: ser lar espiritual e educacional para sacerdotes em formação.
“O sentimento é de alegria porque estamos concluindo a restauração do seminário. Não pretendemos somente centralizar os serviços e o governo neste prédio, mas queremos que ele seja um ponto de irradiação”, disse o arcebispo de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine.
O espaço já abrigou a Universidade de Sorocaba (Uniso) e órgãos da Prefeitura de Sorocaba. Atualmente, a Cúria Metropolitana e o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano da Arquidiocese estão instalados no local. Após a inauguração, o prédio se torna a casa para 21 seminaristas em formação.
“Para nós é uma grande alegria poder retomar o uso deste prédio histórico que tem tanta relação com as origens da nossa Igreja Particular de Sorocaba”, ressaltou dom Julio.
Monumento
Durante a celebração, também foi apresentado e abençoado o Monumento de Centenário, relativo aos 100 anos da Arquidiocese de Sorocaba e criado pelo arquiteto Ricardo Bandeira. Os três pilares são feitos com quartzito e é a representação da Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
“É um sentimento indescritível, agradeço a Deus por estar presente em um momento desse e ser convidado para fazer um projeto de tamanha importância”, disse Bandeira, emocionado. “O monumento é muito simbólico, vai fazer parte da história”.
Quando a pedra chegou a Sorocaba, o arquiteto contratou uma equipe de serralheiros para levantar o monumento. “Naquele dia, os profissionais que trabalhavam na obra usavam uma camiseta, na qual estava escrito “Pai e Filho” e a pedra era do Espírito Santo. Portanto, era a Santíssima Trindade montando os três pilares”, observou o arquiteto.
Comemorações
A série de eventos comemorativos do centenário continua hoje (2), com o lançamento do livro “Onde a Igreja Resplandece”, do jornalista José Benedito de Almeida Gomes, às 20h, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral. A obra retrata a história dos 100 anos da Arquidiocese da cidade.
Na véspera da celebração principal, na quarta-feira (3), o Centro Arquidiocesano de Pastoral será palco para o encontro de autoridades eclesiásticas e civis, também às 20h.
O ponto alto das comemorações acontece na quinta-feira (4), às 9h, com a solene celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, em ação de graças aos 100 anos da Arquidiocese de Sorocaba.