Santa Casa inaugura novo hospital para tratamento de pacientes com câncer

O Hospital do Câncer Divina Misericórdia (HCM) começa a operar segunda-feira (8)

Por Da Redação

.

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia inaugurou nesta sexta-feira (5) a ampliação do Hospital do Câncer Divina Misericórdia (HCM). Com 14 novos consultórios, 7 deles sendo para atendimento médico; 2 consultórios odontológicos para atendimento especializado em pacientes com câncer; um para fisioterapia e terapia ocupacional; um para serviço social; um para atendimento nutricional; e um para atendimento de enfermagem. Atualmente, a Santa Casa atende pouco mais de 4500 pacientes de oncologia e radioterapia, são 230 por mês, a expectativa com a nova expansão é que esse número cresça ainda mais.

O padre Flávio Miguel Júnior, diretor presidente da Santa Casa, comentou sobre as expectativas para esta nova extensão. “É uma grande conquista para o tratamento oncológico, não só para Sorocaba mas também para todos os municípios da região. Estamos dobrando o número de consultórios, e ampliando os leitos de quimioterapia. Além disso, recebemos mais de 2 milhões de reais por mês do Governo Federal do Estado para custear os tratamentos”.

As novas instalações começarão a funcionar já na segunda-feira (8), “os pacientes que estavam em outro prédio serão realocados para cá, e o hospital funcionará 100%”, completou padre Flávio.

Além dos 14 novos consultórios, as outras dependências do hospital contam com: 18 poltronas e 4 leitos para tratamento de quimioterapia; sala de coleta de exames; farmácia de manipulação de quimioterápicos; sala de pós atendimentos; sala de emergência; sala de equipe de voluntariado e sala de coordenação e administração.

Investimentos

Priscilla Perdicaris, Secretária Executiva da Saúde, falou sobre os investimentos realizados pelo estado para o hospital. “Com estas novas instalações, podemos ver que a Santa Casa realmente se dedicou para utilizar todos os recursos repassados pelo Governo Estadual, que foram cerca de 5 milhões de reais para esta unidade”.

Atendimento e tratamento

O Centro Oncológico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia foi habilitado em março de 2008. E a partir de Junho de 2022 houve a ampliação da oferta de serviços, passando a ser chamado HCM - Hospital do Câncer Divina Misericórdia.

O HCM atende além da população sorocabana, os 48 municípios da região, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O encaminhamento para o hospital acontece depois do diagnóstico confirmado de câncer, o paciente é inserido ao Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) pelo local que realizou o diagnóstico. O Siresp fará a regulação para o local que tenha a vaga mais próxima para o início do tratamento oncológico. (Livian Regaçoni - programa de estágio)