A histórica Revolução Constitucionalista

Em Sorocaba, haverá ato cívico às 9h na Praça 9 de Julho e a exposição "Trincheiras Paulista, no Pátio Cianê Shopping

Por Cruzeiro do Sul

Importante acervo de Beda Motero reúne parte da história do movimento paulista

Sorocaba se junta às comemorações do feriado estadual em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. Hoje (9), um ato cívico está programado para acontecer às 9h na Praça 9 de Julho.

O evento é realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Cultura), da Segurança Urbana e da Comunicação, além do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, do Jeep Clube de Sorocaba — Torque Quatro e dos Jovens Brasileiros em Ação.

A data lembra a eclosão do levante armado em São Paulo contra o governo federal de Getúlio Vargas, que lutava por uma nova constituição e eleições livres. A Revolução de 1932 foi um movimento que ocorreu no Estado de São Paulo, que manifestou a insatisfação dos paulistas com o governo Vargas, principalmente pela centralização de poder. A rebelião contava com apoio da população e tinha o objetivo de derrubar o governo e declarar uma nova constituição para o País. O levante resistiu por três meses.

É importante relembrar que a Revolução Constitucionalista não se limitou apenas à capital paulista. Cidades do sudoeste do Estado de São Paulo, como Itapetininga e Buri, também tiveram participação ativa no conflito. Buri, inclusive, foi palco de batalhas consideradas estratégicas para o desenrolar da revolta.

Exposição Beda Motero

Em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932, os sorocabanos ainda podem conferir a exposição “Trincheiras Paulista — Terras Rasgadas”, no Pátio Cianê Shopping (Bloco B, no Piso 1), com objetos do colecionador Beda Motero. A exposição foi aberta ao público ontem (8) e ficará aberta até o dia 31 de julho. O Pátio Cianê Shopping, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 823, Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do shopping. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, “a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas.

Ultrapassando a barreira do conhecimento da história, Beda começou a adquirir peças alusivas a esse episódio, seja de amigos, doações e compras por sites de venda pela internet.

Com tantos objetos, alguns até raros, entre documentos, numismática, projéteis deflagrados e tralhas encontradas em trincheiras, Beda Motero percebeu que poderia expor todos eles, dando a oportunidade única para que outras pessoas pudessem ver e conhecer um pouco mais desse marco histórico do Brasil.

Maior acervo

O maior acervo sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 é mantido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. “Visitá-lo é interessante neste mês, para se conhecer detalhes e fatos históricos sobre o movimento paulista em favor de uma constituição democrática, em contraposição ao governo de Getúlio Vargas”, disse Artur Marques, presidente da entidade.

A mostra inclui armas, uniformes, objetos e documentos. As peças ficam permanentemente expostas na Galeria Jorge Mancini, à rua Venceslau Brás, 206, saguão, na Sé, em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto em feriados.

Jorge Mancini, que dá nome à galeria, e cinco irmãos alistaram-se voluntariamente no Exército Constitucionalista. Depois do movimento, ele doou a maioria das peças históricas à Associação, à qual se associou em 1948. (Da Redação)