Praça dos Tropeiros recebe revitalização

Previsão é de que a obra seja entregue na semana de aniversário da cidade, caso não ocorram imprevistos

Por Cruzeiro do Sul

As obras estão sendo realizadas pela Fundação Divina Misericórdia por meio do programa Adote Sorocaba

A Fundação Divina Misericórdia, apoiadora da instituição Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, deu início no mês de julho às obras de revitalização da Praça dos Tropeiros, localizada na avenida São Paulo, em frente à Santa Casa. A revitalização por meio do programa “Adote Sorocaba” contempla serviços de manutenção da praça e do Monumento ao Tropeiro, figura importante da história de Sorocaba, cuja escultura está instalada no local, além de jardinagem, limpeza, iluminação e preservação do espaço.

Com projeto assinado pelo arquiteto Marcelo Sodré e aprovado pela Prefeitura de Sorocaba, as obras trazem nova roupagem com piso intertravado, pintura dos postes e mastros para receber bandeiras novas. A praça ainda irá receber lâmpadas de led e bancos novos, novo paisagismo e restauração do monumento do tropeiro, informou padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente do Conselho Curador da Fundação Divina Misericórdia.

A entrega das obras, segundo ele, está programada para a semana de aniversário de Sorocaba, se não houver intercorrências.

A Praça dos Tropeiros homenageia o tropeirismo, período histórico de um dos principais ciclos econômicos de Sorocaba. O monumento foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento à cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. O tropeiro é como um soldado desconhecido, um anônimo, que representa todos aqueles personagens históricos que sucederam aos bandeirantes na história do Brasil. Durante 150, anos eles fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades.

O trabalho de revitalização está sendo desenvolvido por meio do programa Adote Sorocaba, uma iniciativa da prefeitura para que pessoas físicas e jurídicas possam adotar espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, entre outros equipamentos de valor cultural. Ao assinar o termo, o adotante assume o compromisso de manter e preservar o local. Em contrapartida, poderá instalar placas publicitárias com divulgação e fortalecimento de sua imagem institucional. (Da Redação)