MTE apura acidente que matou funcionário de pizzaria
A fiscalização aconteceu na manhã de ontem (15)
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Sorocaba fiscalizou a pizzaria, localizada na zona oeste da cidade, onde um funcionário, Lucas Gabriel Silva de Camposde 24 anos, morreu ao ser atingido por um elevador de carga. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (12) e segue sendo investigado por um auditor fiscal do trabalho.
De acordo com Ubiratan Vieira, chefe regional do Setor de Inspeção do Trabalho (Seint), a suspeita é que os cabos do elevador tenham se rompido em razão de uma carga muito alta. O equipamento, conforme apurado pela fiscalização, suporta um volume máximo de 400 a 500 quilos. Contudo, acreditam que o peso colocado foi de uma tonelada.
Quando os cabos arrebentaram, o funcionário estava parcialmente embaixo do elevador e foi atingido nos braços, pés e em outras partes do corpo. O acidente causou uma fratura exposta e uma veia ligada ao coração, possivelmente, foi atingida. O óbito foi constatado às 20h de sexta-feira.
Peritos da Polícia Civil também analisaram o local do acidente durante a fiscalização.
Segundo Ubiratan Vieira, somente nos últimos 12 meses, Sorocaba registrou 12 mortes nessa faixa etária - de 15 a 19 anos - em virtude de acidentes de trabalho. Na mesma semana, outro jovem, também de 24 anos, morreu após ser atingido por uma carga de 10 mil volts, enquanto prestava serviços de eletricidade. O caso também é investigado por um auditor fiscal engenheiro do trabalho.
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Pizzaria Manuellita. Em nota, a pizzaria informou que lamenta o falecimento e ressaltou que "sua alegria, dedicação e o profissionalismo sempre foram as marcas do seu trabalho". "Reconhecemos a importância de expressar nossa solidariedade à sua família e aos seus amigos neste momento tão difícil. As causas e circunstâncias do ocorrido estão sendo apuradas. A empresa colabora com todos os órgãos oficiais que investigam o fato".