Novo Batalhão da Polícia Militar será na Vila Santana

Secretário da Segurança Pública disse que novo batalhão deverá ter três andares e contará com cerca de 400 novos policiais

Por Vanessa Ferranti

Área fica atrás da escola estadual Professor Genésio Machado

Atualizada às 11h54

O novo Batalhão da Polícia Militar de Sorocaba deve ser instalado em um terreno atrás da escola estadual Genésio Machado, na Vila Santana. A informação foi confirmada na manhã de ontem (18) pelo secretário da Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, em entrevista ao Cruzeiro do Sul e à rádio Cruzeiro FM 92,3.

Até a última terça-feira (16), havia a informação de que o batalhão poderia ser construído no Jardim Portal do Itavuvu após a aprovação da Câmara de um projeto de autoria do Executivo, que autoriza a doação de um terreno público do município à SSP. De acordo com Derrite, o tempo de execução do projeto aprovado é inviável. A previsão, conforme o secretário, é de que a unidade comece a funcionar no próximo ano.

Segundo o projeto de lei municipal, a secretaria estadual teria até dois anos para apresentar o projeto arquitetônico e mais quatro para concluir as obras. “Agradecemos os vereadores que tentaram nos ajudar, mas a população necessita o mais rápido possível, então, para não depender desse trâmite burocrático, demorado, eu fiz essa opção de pleitear junto à Secretaria da Educação”, explicou.

Segundo Derrite, a SSP fez uma solicitação de cessão de uma parte do terreno da escola à Secretaria da Educação do Estado. Os trâmites estão em andamento. “Com certeza, será um ganho muito grande para a Vila Santana e toda a zona norte”.

O novo batalhão deverá ter três andares e contará com cerca de 400 novos policiais. “Não estamos criando um batalhão para tirar um pouco (de efetivo) de Votorantim, um pouco de Boituva. É reforço de policiamento, vamos aumentar o número de viaturas ostensivas patrulhando nas ruas protegendo a população. O projeto é um batalhão estruturado”, afirmou Derrite.

Em nota, a Câmara Municipal de Sorocaba informou que, em nenhum momento, o projeto aprovado causaria atrasos na implantação do batalhão. “Os prazos definidos no projeto de lei são máximos para que, se nada for feito, o terreno volte para a Prefeitura. Estes prazos não impedem que a implantação do novo batalhão seja realizada o quanto antes. O desejo do Legislativo Sorocabano, independente do local, é de que o batalhão seja implantado em Sorocaba, o mais rápido possível”.

A Prefeitura de Sorocaba declarou ser favorável à implantação de um novo Batalhão da Polícia Militar, o mais rápido possível, independentemente do local. O objetivo é, sobretudo, ampliar o efetivo e as ações de segurança no município, de forma a atender os anseios e garantir a melhor qualidade de vida da população.

“A doação de um imóvel com mais de 3.000 m², na zona norte da cidade, foi feita para atender solicitação da própria Polícia Militar do Estado de São Paulo, conforme ofício nº CPI7-040/30/24. Visto que a escolha de ponto na zona norte contempla as necessidades operacionais apresentadas pela Corporação”, disse a Prefeitura.

O Executivo também destacou que a legislação vigente permite que os trabalhos necessários para a construção e implantação do batalhão sejam iniciados de imediato, cujos trâmites legais foram executados pelo Poder Público Municipal em tempo recorde. Portanto, a concretização desse projeto depende, exclusivamente, do Estado.

“Quanto à proposta encaminhada à Câmara, a medida não impede a implantação do batalhão em outro ponto, sendo prevista a devolução do imóvel à Prefeitura, caso não seja aproveitado dentro do prazo máximo previsto”. “A Prefeitura de Sorocaba tem as portas abertas para o Governo do Estado e ações administrativas como essa serão resolvidas de forma rápida, em benefício do sorocabano”, finalizou a nota.

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Secretaria da Educação para saber sobre a cessão do terreno. A pasta respondeu por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).  

"As tratativas entre as secretarias de estado de Segurança Pública e Educação estão em andamento para instalação do novo batalhão no terreno mencionado. A estimativa é que a nova unidade comece a funcionar no próximo ano, com reforço de policiais militares à região. O investimento previsto para a obra é de, aproximadamente, R$ 10 milhões". 

Parceria importante

 

O secretário Guilherme Derrite destacou também a importância do trabalho da Polícia Civil e a parceria entre as forças de segurança. Outro assunto abordado foi o aumento do efetivo. Acompanhado do diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-7), o delegado Wilson Negrão, ele disse que atualmente há mais de 4 mil policiais civis e mais de 3 mil PMs em formação. “Teremos um baita de um efetivo em 2025”, pontuou Derrite.

“O mais importante de tudo isso é esse trabalho em conjunto entre as polícias. Nunca houve tanta integração entre as polícias Civil e Militar, as forças de segurança de Sorocaba. Isso está sendo muito importante para um resultado positivo para a região. Isso tem refletido não só em números, mas também na população, na conversa do dia a dia. Nós somos de Sorocaba e eu sou cobrado diariamente e eu peço para que o pessoal da cidade me cobre mesmo para enxergamos quais são as necessidades da população de Sorocaba para revertermos esses números em resultado positivo”, complementou o diretor do Deinter-7, Wilson Negrão.

Além disso, Derrite fez um balanço em relação ao período em que está à frente da SSP. Conforme o secretário, o seu principal objetivo é acabar com o crime organizado por meio de três pilares: a captura de lideranças, inviabilizar a cadeia logística do crime e impedir a lavagem de dinheiro. “Estamos tendo muito sucesso. Foram mais de 335 toneladas de drogas apreendidas, mais de 271 mil presos pelas forças policiais no Estado de São Paulo, é um número muito grande, um aumento recorde de produtividade policial, são mais de 17 mil armas apreendidas, isso culminou, no final das contas na menor taxa de homicídios da história do Estado de São Paulo, que foi no ano de 2023, estamos felizes”.