Ipeso divulga resultados da pesquisa de marcas Top of Mind Sorocaba

Cruzeiro do Sul é o jornal mais lembrado e segundo lugar entre todas as marcas

Por Da Redação

Sede do jornal Cruzeiro do Sul fica na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista

O Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), é o jornal mais lembrado pelos sorocabanos, segundo os resultados da 30ª edição da pesquisa Top of Mind, do Instituto de Pesquisa de Sorocaba (Ipeso). O impresso ainda alcançou a segunda posição entre as marcas mais lembradas da cidade, atrás somente da funerária Ossel.

De acordo com Victor Trujillo, diretor geral do instituto, o objetivo do levantamento é medir a força da marca pela lembrança espontânea da população. Para isso, foram entrevistadas 410 pessoas, entre 16 e 70 anos, de diferentes bairros do município, escolaridade e gêneros. “Assim garantimos um grupo significativo para representar Sorocaba inteira”, esclarece.

Os participantes são escolhidos pela metodologia de abordagem probabilística, portanto, de forma aleatória por meio de um sorteio. As entrevistas, por sua vez, são feitas por ligação e com uma sequência rápida de perguntas sobre lembranças de marcas de diversas categorias. “A pessoa tem pouquíssimo tempo para responder, entre cinco a oito segundos. Desta forma, conseguimos uma resposta espontânea, do que realmente vem a mente do sorocabano quando pensa no segmento em questão”, relata Victor.

O Top of Mind abrange categorias desde planos de saúde ­ liderado pela Unimed ­, até padarias ­ com a Padaria Real em primeiro lugar. No segmento jornal, o Cruzeiro do Sul está presente na lembrança de 70,2% dos entrevistados, a segunda maior pontuação entre todas as divisões.

“É um resultado importante para as marcas saberem, pois conseguem compreender sua força e credibilidade. Uma marca forte tem vantagem em relação aos seus concorrentes, seja financeira ou mercadológica”, destaca o diretor geral do Ipeso. “Ainda mais atualmente, onde as empresas perderam a exclusividade. Qualquer pessoa é capaz de recriar uma marca, no entanto, é a confiança que mantém os consumidores”.

Para uma marca ser lembrada, Victor Trujillo destaca a importância da comunicação. Em 30 anos de pesquisa, ele nota que os resultados são semelhantes aos anos anteriores, com exceção das empresas que começaram ou pararam de dedicar recursos para divulgação midiática.

As marcas mais lembradas deste ano foram: Ossel (74,2%), Cruzeiro do Sul (70,2%), TV Tem (65,9%), Unimed (58,8%) e Padaria Real (53,9).