Acidentes matam 700 pedestres no primeiro semestre
Foram os primeiros 6 meses mais letais dos últimos cinco anos no Estado
O primeiro semestre deste ano foi o mais letal para o pedestre na comparação com os últimos cinco anos no Estado de São Paulo, conforme estatísticas do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), portal de dados viários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Foram 700 mortes contra 585 no mesmo período do ano passado; 678 óbitos de janeiro a junho, em 2022, e 678, em 2019. De 2023 a 2024, o crescimento nas mortes por atropelamento é de 19,7%.
Conforme dados do Infosiga, reformulado em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, o grupo em que houve o maior número de atropelamentos fatais, ou seja, 79% dos óbitos, está no estrato de homens, com idades a partir de 35 anos.
Quanto à idade, a letalidade cresce à medida que ela avança: neste ano, em todo o Estado, houve 12 mortes por atropelamento na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Entre 25 e 29 anos, o número sobe para 40. Mas, a partir dos 35, o volume de óbitos é ainda maior: 59. O grupo de 45 a 49 anos soma 79 mortes em 2024. A quantidade de mortes diminui um pouco na sequência das faixas etárias, mas continua alta. O grupo de 80 anos em diante já conta com 65 mortes em 2024.
Com o objetivo de retrair essa tendência, o Governo de São Paulo lança a campanha educativa “Sinal de respeito”, com frases como “Toda faixa de pedestre é um sinal de respeito” e uma série de ações pelo Estado. Tudo isso ocorre hoje (8), data em que se lembra o Dia Internacional do Pedestre.
O “Dia D do Pedestre”, como tem sido chamado, terá programação em todas as regiões do Detran, incluindo as cidades de Sorocaba, Votorantim e Itapetininga, que terão ações previstas para hoje (8). Em Sorocaba, as ações acontecem às 9h30 e, em Votorantim, a patir das 10h, com orientações sobre trânsito seguro e entrega de panfletos. Em Itapetininga, além dessas ações, haverá um quiz (com uma roleta) para os participantes responderem a questões de trânsito.
Foco da campanha
O mapa de ação, criado pela gerência de Educação para o Trânsito do Detran, com dados do Infosiga, prioriza locais com maior número de sinistros no Estado. “Salvar vidas é compromisso do Detran, que se empenha em promover uma maior segurança viária em todo o Estado”, afirma o diretor-presidente do órgão, Eduardo Aggio. A campanha dá início a uma ampla política de esforços em defesa do pedestre, que deve pautar iniciativas do Detran-SP nos próximos anos.
Está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a prioridade na via é de quem transita a pé. Essa determinação, porém, nem sempre é respeitada. Foi para falar sobre respeito e salvar vidas que o Detran-SP idealizou a nova campanha e convidou para comandá-la o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, conhecido por suas falas sobre ética, moral e civilidade. “Desenhamos uma campanha educativa para falar à alma do cidadão paulista. Quando as primeiras propostas foram trazidas, o nome do professor Clóvis de Barros Filho despontou. Juntos, salvaremos vidas”, diz Eduardo Aggio.
A prioridade do pedestre é definida pelo artigo 70 do CTB. Já os artigos 214 e 170 enquadram como infração grave ou gravíssima o desrespeito, por parte do motorista, à passagem do transeunte.
A infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acontece quando o motorista avança enquanto o pedestre atravessa a via transversal ou fora da faixa a ele destinada. A infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, dá-se quando o motorista desrespeita o pedestre que integra um grupo prioritário (crianças, idosos, portadores de deficiência física e gestantes), estando esse pedestre sobre a faixa ou em meio à travessia, mesmo que o semáforo abra. Já, ameaçar um pedestre, conforme o artigo 170, é infração gravíssima e leva à suspensão da CNH. (Da Redação, com informações do Governo de SP)