Idosos do Lar São Vicente sofrem com falta de energia elétrica
Os idosos do Lar São Vicente de Paulo, localizado no Jardim Betânia, enfrentam uma situação crítica devido às frequentes interrupções de energia elétrica. Esses transtornos são causados por furtos recorrentes de cabos elétricos, que vêm afetando significativamente a rotina e o bem-estar dos moradores da instituição.
O presidente do Lar, João Roberto da Silva, falou sobre sua preocupação com a situação. “Fomos furtados diariamente, durante 3 meses. Materiais furtados de fiação, lâmpadas e todos os tipos de metais que encontram pela frente eles levam. Ferro de construção, grelhas das churrasqueiras...”, relata João Roberto. “Além de furtar, passam destruindo tudo. Derrubaram o nosso muro também!”, acrescenta.
Para lidar com esses furtos, a administração do Lar São Vicente de Paulo tomou diversas medidas, incluindo a realização de boletins de ocorrência e a contratação temporária de segurança particular. “Paramos de fazer o boletim de ocorrência porque não tivemos nenhum retorno”, diz João. No entanto, os altos custos associados à segurança não puderam ser mantidos por muito tempo. “Estamos gastando um dinheiro que nem poderíamos gastar nesse momento. Somente de fiação e refletor foram 6 mil reais”, conta.
Os custos para reparar os danos causados pelos furtos de cabos elétricos têm consumido uma parte significativa do orçamento da instituição, segundo ele. “Esses furtos e destruições nos deram um prejuízo de aproximadamente 30 mil reais”, destaca o presidente. Os recursos públicos que o Lar São Vicente de Paulo recebe representam menos de 6% dos gastos operacionais.
A situação tem gerado grande apreensão entre os moradores e funcionários do Lar, que buscam uma solução definitiva para o problema. Segundo o presidente, o último furto aconteceu na segunda-feira (5). “Foi na segunda, quando levaram material do bazar e parte da fiação de iluminação externa”, relata. A comunidade local tem se mobilizado para apoiar a instituição, mas ainda é necessário um esforço conjunto entre autoridades e a sociedade para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos que residem na instituição. (João Frizo - programa de estágio)