Prefeitura de Itapetininga: 4 candidatos concorrem

São três homens e uma mulher definidos em convenções que devem concorrer nas eleições de outubro

Por Vanessa Ferranti

Município, na Região Administrativa de Sorocaba, tem 157 mil habitantes

Quatro candidatos à Prefeitura de Itapetininga disputarão a eleição deste ano, marcada para o dia 6 de outubro: Jefferson Brun (Republicanos), Milton Júnior (PL), Osmar Thibes do Canto Jr. (PSDB) e Paula Granato (PV).

A convenção de Jeferson Brun (Republicanos) ocorreu na segunda-feira (5). O candidato é o atual prefeito de Itapetininga e tentará a reeleição. Brun é advogado, formado em direito pela Fundação Karnig Bazarian (FKB). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É sargento do Exército Brasileiro formado pela Escola de Sargento das Armas (ESA) (atualmente na reserva) e também foi seminarista.

Jeferson está desde 2017 na administração municipal de Itapetininga. Ele já ocupou o cargo de secretário nas pastas de Negócios Jurídicos e Patrimônio, Administração e Planejamento, Finanças, Saúde, Governo e Gabinete. Jeferson assumiu o cargo de chefe do Executivo após a renúncia da então prefeita, agora deputada federal, Simone Marquetto (MDB).

A candidata a vice-prefeita pelo Republicanos é Maria Antonieta Bueno Vieira de Camargo, conhecida como Nêta Bueno. A candidata desenvolve trabalhos sociais em Itapetininga. Foi apresentadora de TV e fundadora do grupo “Boazinhas”, iniciativa que começou há 25 anos.

Formam a base de apoio dela os partidos Republicanos, MDB, PSD, União Brasil, Novo, PDT, Podemos, PSB, Avante, Solidariedade e Progressistas. A coligação “Itapetininga no Rumo Certo” conta com 220 candidatos a vereador.

A convenção do PL aconteceu em 3 de agosto e oficializou a candidatura de Milton Júnior. O candidato é formado em administração de empresas e jornalismo, é empresário e diretor de uma rádio. Atualmente, também é presidente do PL de Itapetininga. O vice-candidato é Dr. Samuel de Araújo (PRTB), que também é presidente municipal do partido. Dr. Samuel é clínico geral e pós-graduado em psiquiatria. O médico já trabalhou na coordenação de Pronto-Socorro e Pronto Atendimentos em Itapetininga e outras cidades da região.

A coligação “Coragem pra Mudar” é formada por seis partidos: PL, PRTB, Mobiliza, Agir, Democracia Cristã e PRD, com 84 candidatos a vereador.

A convenção que oficializou a candidatura de Osmar Thibes do Canto Jr. à Prefeitura de Itapetininga pelo PSDB ocorreu de forma virtual no último sábado (3). Itapetiningano, Osmar é formado em direito pela FKB. O candidato já foi eleito como vereador do município e foi secretário municipal em Itapetininga e Sorocaba.

A candidata a vice-prefeita será Luciana Toledo (PSDB), advogada e neta de Argemiro Tolero, o “pracinha”, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participou dos confrontos da 2ª Guerra Mundial.

Fazem parte da coligação “Tradição e Prosperidade” a Federação PSDB/Cidadania e PMB, com 20 candidatos a vereadores.

Paula Granato é a única candidata ao cargo do Executivo de Itapetininga, pelo PV. Ela é professora de geopolítica e política comercial externa no curso de comércio exterior da Faculdade de Tecnologia do Estado de Paulo (Fatec) de Itapetininga desde 2010. Estudou no Instituto Imaculada Conceição e no Anglo. É formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, com mestrado em desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade Complutense de Madrid. Já trabalhou como voluntária no comissariado da Organização das Nações Unidas para os refugiados, a Acnur, e em projetos de cooperação internacional em Bogotá, na Colômbia. Atualmente, realiza um programa de doutorado em sociologia econômica na Universidade Federal Fluminense (UFF).

O candidato a vice-prefeito é Rafael de Oliveira Simões, do PT. Simões é graduado em direito e filosofia e mestre pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou do movimento estudantil e foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi empresário do setor de eventos e feiras, e participou da organização do Encontro dos Ministros de Finanças dos Países do G20, Conferências de Educação, Juventude, Cultura e Esporte, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, bem como congressos e feiras de autarquias federais.

A coligação “Presente para o Futuro” tem cinco partidos: PV, PT, PCdoB, PSOL e Rede Sustentabilidade, com 20 candidatos a vereador.