Isso é muito Sorocaba

Em cada canto da cidade, uma lembrança e muita história

Por Beatriz Falcão

Para o aposentado João Otacílio o Paço é um lugar de paz

Cada lugar guarda uma história e, em 370 anos de trajetória, os 450,38 quilômetros quadrados (km²) de Sorocaba sem dúvida já se tornaram o cenário de muitas memórias afetivas. Para os sorocabanos, é fácil sentir uma ligação com o município, no entanto, sempre existe aquele local único e especial. A reportagem do Cruzeiro do Sul, portanto, saiu às ruas da cidade e perguntou: Qual é o lugar que mais representa Sorocaba?

Parque do Paço Municipal

O Parque do Paço Municipal, localizado no Alto da Boa, possui uma extensa área verde, com elementos paisagísticos, sendo considerado um dos pontos mais bonitos da cidade. A tranquilidade e a beleza são apreciadas pelo aposentado João Otacílio Nicacia, de 73 anos, principalmente em seus momentos de meditação.

“O aspecto arquitetônico é agradável. Eu gosto de lugares sossegados para me conectar com o meu eu”, conta o senhor. “Estou há 4 anos em Sorocaba e gosto muito. É uma cidade excelente, acolhedora e não espero sair daqui”.

João é natural da Bahia e a sua maior paixão é viajar. Em cada lugar que passa, o aposentado procura um lugar para refletir e, em Sorocaba, o Parque do Paço é o seu refúgio. O banco de madeira, em frente ao playground e a fonte de água interativa, é o seu lugar preferido.

A área verde ainda é cenário para quatro pontos significativos da cidade: a sede da Prefeitura de Sorocaba, no Palácio dos Tropeiros, a Câmara Municipal, o Teatro Municipal Teotônio Vilela e a Biblioteca Municipal de Sorocaba Jorge Guilherme Senger.

Parque Municipal Quinzinho de Barros

Localizado na Vila Hortência, o Parque Municipal Quinzinho de Barros, além de preservar a vida de mais de 1,2 mil animais e momentos da história da cidade no Museu Histórico Sorocabano (MHS), também guarda inúmeras memórias afetivas. Para o proprietário de uma banca no Centro, Miguel Moreira Machado Júnior, de 65 anos, o lugar é sinônimo de família.

Miguel ainda era adolescente, entre os seus 13 e 15 anos, quando seus pais já falecidos , o levava para o Quinzinho de Barros com seus dois irmãos. Era sempre aos domingos e pelo menos duas vezes por mês. A lembrança, hoje, enche os olhos do empresário de lágrimas. “É uma memória muito significativa, me recordo do papai e da mamãe”, relata emocionado.

O lar dos animais é um dos principais pontos turísticos do município e, todos os dias, recebe inúmeros visitantes. Atualmente, Miguel mora a dois quarteirões do zoológico e vê de perto mais pessoas construírem boas lembranças no local. “O Quinzinho está na vida das famílias sorocabanas e, por isso, é o lugar que mais representa a cidade para mim”, afirma.

Centro de Sorocaba

Entre prédios comerciais e ruas movimentadas, a região central de Sorocaba é considerada o berço da cidade e recebe, diariamente, milhares de pessoas. A região interliga todas as zonas do município de leste a oeste e de norte a sul por meio das avenidas Dom Aguirre, Afonso Vergueiro, Eugênio Salerno e Moreira César e Juscelino Kubitschek.

O lugar é um dos mais antigos de Sorocaba e carrega um grande valor cultural. No Centro acontece a união do passado com o futuro. Construções antigas misturam-se com arquiteturas modernas e preservam memórias históricas da cidade. Um exemplo é o Palacete Scarpa, erguido na década de 1920 para abrigar o antigo Banco União, e o primeiro prédio a ter um elevador em Sorocaba. Atualmente, o edifício é sede da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).

Contudo, afastando-se da história e trazendo para mais perto do tempo presente, a região central também cria boas memórias entre as famílias sorocabanas, até para os mais novos. O estudante Pedro Oliveira da Silva, de 13 anos, conta que o Centro da cidade é um ponto turístico e marcante em sua vida.

“Sempre que está faltando alguma coisa em casa, a gente vem no Centro. No entanto, não é somente um momento de compras, é de fato um passeio”, relata o jovem. “É muito gostoso. Normalmente, nós pedimos marmitex e almoçamos na Praça Coronel Fernandes Prestes, já a sobremesa é sorvete”.

Catedral Metropolitana  de Sorocaba

Ainda nas ruas do Centro, a nossa próxima parada é na Catedral Metropolitana de Sorocaba, localizada na Praça Coronel Fernandes Prestes. A igreja dedicada à padroeira da cidade Nossa Senhora da Ponte , foi construída há mais de 200 anos e já foi altar para inúmeras celebrações. Nestes dois séculos, muitos amores foram materializados na troca de alianças durante cerimônias de casamento, e muitas crianças foram batizadas.

Para a dona de casa Maria Aparecida Xavier da Silva Oliveira, de 56 anos, é impossível ir ao Centro da cidade e não parar no templo religioso. “É uma tradição para mim e, portanto, o lugar que mais representa Sorocaba. Todas às vezes passo na Catedral para agradecer e fazer minhas orações”, relata.

Além do costume, Maria também cita a arquitetura da Catedral como uma das mais lindas da cidade. Apesar das reformas feitas durante sua história, a igreja manteve os traços tradicionais em estilo barroco no altar principal, que abriga a imagem de Nossa Senhora da Ponte, vinda de Portugal e datada em 1771.

Parque das Águas

De um plano de contenção de enchentes nasceu um dos maiores espaços ao ar livre de Sorocaba, o Parque das Águas. Localizado no Jardim Abaeté, com uma infraestrutura de aproximadamente 162.000 metros quadrados (m²), a área é ponto de lazer e diversão para inúmeras famílias.

O operador de atendimento Alberty Sales, de 33 anos, nasceu e viveu toda a sua infância no bairro. Para ele, o parque não somente representa o município, mas também a sua família. “Algumas memórias, infelizmente, são tristes em razão das enchentes que aconteciam com frequência. Entretanto, hoje o espaço é um lugar de encontro e recebe vários festivais”, comenta.

Apesar do Parque das Águas ter sido inaugurado em 2008, o seu projeto começou muito antes. Em 2004, o governo municipal planejou a construção de uma bacia para contenção e drenagem das águas da chuva, chamado de piscinão. A obra foi concluída em julho de 2006 e, logo após, o parque foi anunciado.

Atualmente, o local é um ponto turístico de Sorocaba, além de ser palco de eventos populares, como shows, festas, atividades esportivas e culturais.