Os planos da Toyota para Sorocaba

Diretor de comunicação da montadora instalada na cidade falou de metas e investimentos

Por Vanessa Ferranti

Braun: maior capacidade de produção e mais empregos

Há mais de uma década em Sorocaba, a fabricante de veículos Toyota faz parte da história da cidade. Instalada na avenida Toyota, na zona norte do município, ao lado da rodovia Castelo Branco (SP-280), a multinacional japonesa emprega na unidade mais de 3 mil pessoas.
Em março deste ano, a empresa anunciou um investimento de R$ 11 bilhões que serão aplicados até 2030, sendo a maior parte deste valor destinado à planta de Sorocaba. Para saber quais são os planos futuros da multinacional para o município, o Cruzeiro do Sul conversou com Roberto Braun, diretor de comunicação, presidente da Fundação Toyota e porta-voz da área de ESG (aspectos ambientais, sociais e de governança) da Toyota Brasil. Braun comentou sobre os investimentos na cidade e a relação entre a Toyota e Sorocaba. Outra tema foi o meio ambiente. De acordo com o presidente da Fundação Toyota, a multinacional tem uma meta de descarbonização até 2050.

Como a Toyota escolheu e chegou a Sorocaba?

A Toyota está no Brasil há 66 anos e a chegada da Toyota no Brasil foi um marco importante para o nosso grupo mundial, porque aqui (no Brasil) foi a primeira unidade instalada fora do Japão. Um outro marco importante para a Toyota no Brasil foi o início da produção do Corolla, que foi em 1998, que é um modelo conhecido no mundo inteiro como um dos veículos mais vendidos do segmento de médios. Com isso, a Toyota começou a ganhar presença, participação no mercado brasileiro. Só que a Toyota tinha a intenção de crescer mais no Brasil e para continuar crescendo no Brasil, ela precisava entrar no segmento de veículos compactos, e foi aí que a Toyota começou a buscar um local para fazer uma nova planta e começou a pesquisar vários locais no Brasil. Depois de um amplo processo seletivo, que envolveu a questão da localização, a questão da infraestrutura, a qualificação de mão de obra, Sorocaba foi escolhida como local para construir essa nova planta. Em 2008, a Toyota faz a aquisição dessa área à beira da rodovia Castelo Branco; em 2010 iniciamos a construção da planta e de toda infraestrutura para receber essa planta, você imagina, toda questão de água, luz, infraestrutura viária, e tudo mais, e finalmente em 2012 temos a inauguração da planta de Sorocaba, que contou com a presença do nosso presidente mundial Akio Toyoda, momento muito importante, pois ele veio até o Brasil para acompanhar essa inauguração.

A Toyota conta com quantos colaboradores em Sorocaba e quais veículos ela produz?

Hoje nós temos a nossa planta de Sorocaba, que é uma das mais modernas e sustentáveis da Toyota no mundo. Ela é responsável hoje pela produção dos modelos Yaris na versão hatch e sedã e também do Corolla Cross SUV. Tem capacidade para produzir 170 mil veículos por ano, em três turnos, que corresponde a mais ou menos 660 veículos por dia, e hoje ela conta com 3.500 colaboradores. É a maior unidade da Toyota no Brasil. Com isso, naturalmente, ela tem um fator bastante importante na geração de emprego e renda em Sorocaba e toda a região.

A Toyota Sorocaba, como você disse, foi inaugurada em 2012. Nesses anos, o que muda na Toyota aqui em Sorocaba e de que forma ela se relaciona com a cidade nesse período, além dessa geração de empregos?

Além dos empregos que são gerados, a planta da Toyota em Sorocaba também tem toda uma rede de fornecedores. Só ao lado da planta são 11 fornecedores, mas têm muito mais na região e ela tem uma influência que vai além, porque nós escolhemos produzir motores em Porto Feliz por conta da proximidade com Sorocaba. Sorocaba também já está recebendo investimentos. Vamos ter, em breve, um novo centro de distribuição de peças para toda a região da América Latina, também em Sorocaba. Vamos ter a montagem de baterias para veículos híbridos (que operam com combustível e eletricidade), também em Sorocaba. Então, você vê que nós estamos, através da planta de Sorocaba, promovendo geração de emprego e renda em toda a região e o adensamento da cadeia produtiva que traz também investimento de fornecedores para toda essa região de Sorocaba.

O centro de distribuição de peças está dentro do investimento de R$ 11 bilhões? E de que forma esse valor total será utilizado?

O investimento foi anunciado em março — R$ 11 bilhões até 2030, geração de 2 mil novos empregos. Desse investimento, R$ 5 bilhões já estão em aplicação, estão sendo investidos até 2026, para expandirmos a nossa capacidade de produção de veículos e motores, e isso inclui também o centro de distribuição de peças, a expansão da fabricação de motores em Porto Feliz, a produção de motores híbridos em Porto Feliz e também a montagem das baterias em Sorocaba. Tudo isso faz parte desse pacote e tem a intenção de promover a produção de veículos eletrificados — a Toyota é uma das principais empresas nesse segmento no País — e também promover as exportações. A Toyota desde 2023 é líder no segmento de exportações brasileiras, exportando 40% da nossa produção — 82 mil veículos em 2023 — para 22 países da região. A gente consegue através dessa fabricação em Sorocaba, que hoje também produz veículos híbridos, o Corolla Cross tem a versão híbrida flex (combinam a tecnologia híbrida com a capacidade de operar com combustíveis alternativos) e essa versão híbrida também é exportada para esses 22 países, o que contribui com a nossa pauta de exportações brasileiras, contribui com o desenvolvimento tecnológico de Sorocaba e contribui com a descarbonização em toda a região da América Latina.

Falando em descarbonização, qual a importância dessa pauta de meio ambiente para a empresa?

Com certeza. Temos a nossa meta de descarbonização até 2050 e isso inclui toda a cadeia produtiva, desde o início da produção até o descarte do veículo, e a produção de veículos híbridos faz parte desse nosso processo. Nós temos no Brasil a Toyota introduzindo híbridos em 2012, com a chegada do Prius — o primeiro veículo híbrido produzido em escala comercial no mundo, lançado em 1997, a Toyota traz esse veículo para o Brasil em 2012. Esse veículo é testado no mercado, é bem recebido pelos consumidores e, a partir dai, a Toyota vendo essa aceitação pelo mercado, entendendo que o Brasil também tem uma longa experiência e uma longa tradição no uso de biocombustíveis, no caso específico o etanol, a Toyota desenvolve e lança no Brasil, em 2019, o primeiro veículo híbrido flex do mundo, que é o Corolla Sedan híbrido flex, produzido em Indaiatuba. Em 2021 chega a Sorocaba a produção do veículo híbrido também, que é o nosso segundo veículo híbrido flex, que é o Corolla Cross, ampliando a nossa exportação para 22 países. E esse nosso novo investimento que já está sendo feito em Sorocaba contempla dois novos veículos híbridos flex, um veículo que é um compacto híbrido flex, que vai ampliar o acesso da tecnologia para mais pessoas, porque é um veículo compacto, e um segundo veículo híbrido flex que está sendo desenvolvido exclusivamente para o Brasil. Você vê que o nosso trabalho em promover tecnologias mais limpas é consistente. Ele começou em 2012, vem crescendo ao longo dos anos, e a Toyota tem sido a empresa mais destacada nessa área no Brasil, e hoje é líder na produção e comercialização de veículos híbridos no Brasil.

Sorocaba pode esperar muita coisa da Toyota para os próximos anos?

Sim, sem dúvida. Sorocaba hoje é a nossa maior operação, é a cidade que vai receber maior investimento. Esse novo investimento considera também a transferência das operações de Indaiatuba para Sorocaba, então, o Corolla passará a ser feito em Sorocaba, juntamente com esses novos modelos que estão sendo previstos. Com isso, nossa operação vai crescer em capacidade de produção, produzindo mais, empregando mais, gerando mais desenvolvimento e renda para toda a região de Sorocaba.