Cabeça da estátua de São Miguel Arcanjo é concretada
Obra de 70 metros de altura está sendo construída na região de Sorocaba
No município de São Miguel Arcanjo, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), uma obra monumental está em andamento e atrai visitantes. Quando pronta, a imagem do santo que deu nome à cidade deverá se tornar a maior estátua católica do mundo, com 70 metros de altura.
A obra está sendo executada no terreno do futuro complexo religioso da Gruta do Arcanjo, no bairro Pinhalzinho, e a cabeça da imagem já foi concretada. Segundo o padre Márcio Almeida, pároco da Basílica São Miguel Arcanjo, apesar do local ainda ser um canteiro de obras, fiéis aproveitam os fins de semana para conferir de perto a cabeça da estátua.
O terreno fica aberto para visitação de sábado e domingo, das 9h às 16h, e os peregrinos são acompanhados por um funcionário.
O projeto da estátua é parte de um complexo religioso que visa não apenas a edificação de uma imagem gigantesca, mas também a criação de um espaço de fé e acolhimento para os fiéis. O complexo incluirá uma igreja, uma praça para missas campais com capacidade para 12 mil pessoas, uma sala de milagres, um museu de arte sacra, áreas comerciais com lojas, e uma praça de alimentação. Orçada em R$ 12 milhões, a primeira fase do complexo da “Gruta do Arcanjo” compreende a estátua e duas construções.
O complexo inteiro inclui o pavilhão devocional, praticamente terminado na fase de pré-acabamento, o prédio da estátua, e a própria estátua. “Nós temos ainda a Igreja Santuário, vamos ter uma praça para a missa campal, velário, Gruta Mariana, espaço de estacionamento, espaço para lojas. Então assim, no futuro, vão acontecer missas, peregrinações, shows católicos, pregações, toda parte devocional que o fiel possa viver um dia inteiro”, comenta o padre.
O projeto foi feito pela empresa Arquitemática, do arquiteto Renato Muradi, que é sobrinho do Beto Carrero, que deu início ao Parque Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. “Iniciamos a discussão sobre a estátua em 2019. Iniciamos os primeiros passos, reuniões com a prefeitura, visitas técnicas... Veio a pandemia, mas a gente só parou no começo da pandemia, depois retomamos as atividades. Teve toda uma fase que aconteceu, a doação do terreno e a aprovação do projeto”, explicou o padre Márcio Almeida.
Inicialmente prevista para ter 57 metros de altura, conforme noticiado no ano passado, a estátua terá, na realidade, 70 metros de altura. A mudança no cálculo da altura foi motivada pela inclusão das asas do arcanjo na medição, o que eleva significativamente sua estatura.
Com essa altura, a estátua vai superar a imagem de Santa Rita de Cássia, no Rio Grande do Norte, que tem 56 metros de altura contando com a base, e passará o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros. A região de Sorocaba já conta com outro grande monumento religioso, inaugurado em 1980, em Salto: a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, com 30 metros de altura.
A inauguração da fase inicial está prevista para 2026 e, no total, o complexo ocupará um terreno de 30 mil metros quadrados. Já o restante do complexo deve ficar pronto em dez anos. “Agora, estamos correndo atrás de outros doadores, de outros investidores para o restante do projeto. Tem a igreja, tem toda a praça para Missa Campal, tem a parte de estacionamento, das obras, da praça de alimentação”, destacou o pároco.
A iniciativa trará benefícios não somente para o turismo da cidade, mas também, de toda a região, diz o padre. “A importância dessa obra vem dentro do âmbito da fé. Nós sabemos o quão importante é a devoção a São Miguel Arcanjo, no Brasil, no mundo. O quanto São Miguel Arcanjo é de fato um santo protetor, aquele que é o defensor do povo de Deus, e ter essa estátua, essa igreja que se torna irmã do Monte Gargano no sul da Itália. É a oportunidade de aproximar São Miguel Arcanjo das pessoas”, considera.
“Além da questão da fé, nós entendemos que já existe um turismo religioso que acontece na cidade de São Miguel Arcanjo, por conta da Basílica de São Miguel Arcanjo, e com o advento da estátua, isso tem crescido. Cada vez mais as pessoas têm nos visitado, tem sido um ponto de peregrinação, e a gente acredita que vai trazer desenvolvimento para a cidade, trazer a oportunidade de novas infraestruturas para a cidade, então, no final das contas, todos vão sair ganhando, não só aqueles que vêm pela fé, mas aqueles que também vão encontrar nas oportunidades, mas também, a sua fonte de renda”, observa o padre Márcio Almeida. (João Frizo - programa de estágio)