População local cresce quase 11 mil em um ano

Estimativa da Fundação Seade indica 733 mil habitantes em Sorocaba, ante 722 mil do Censo 2022

Por Thaís Marcolino

Em números absolutos, cidade teve o maior aumento de moradores no interior de SP


Em um ano, Sorocaba contabilizou mais 10,9 mil moradores. É o que mostra a estimativa da Fundação Seade, vinculada à Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado. Com isso, a cidade passa a ter o maior crescimento em números absolutos entre 50 municípios do interior paulista, com 733.601 habitantes ante 722.628, como divulgado pelo IBGE no ano passado a partir dos dados obtidos no Censo 2022. No crescimento proporcional, a Manchester Paulista ocupa a 46 posição do ranking estadual.

Considerando a estimativa da Seade, o crescimento de Sorocaba em 10 anos (2013/2023) foi de 110 mil habitantes, com 621.354 em 2013 e os 733 mil em 2023. Em 20 anos, o crescimento é de 210 mil habitantes (521.658 em 2003). O levantamento leva em consideração a população residente nos municípios paulistas, baseadas no Censo 2022, assim como a série histórica das estatísticas do Registro Civil.

Para o especialista em administração pública, Jomar Bellini, os números populacionais de Sorocaba refletem sobretudo o crescimento industrial. O desenvolvimento, inicialmente na área industrial, se estendeu ao ramo imobiliário e à prestação de serviços, aliado ao crescimento de cidades da região. As oportunidades de trabalho fizeram Sorocaba ser escolhida por novos moradores.

“Um exemplo é a Toyota que iniciou suas atividades no ano de 2012 em Sorocaba e atualmente conta com aproximadamente 3.500 colaboradores. Com isso, várias empresas satélites se deslocaram para Sorocaba ou cidades vizinhas, trazendo com isso uma parte de seus colaboradores para a cidade e região. Esse deslocamento de pessoas transferidas e outras que vieram buscar uma nova vida aqui fez com que o mercado imobiliário se ampliasse, com o lançamento de novos empreendimentos voltados a esse novo público”, explicou Bellini.

Outros pontos que podem explicar esse aumento populacional em pouco tempo é o acesso a rodovias, que receberam melhorias, como a Raposo Tavares e a Castelo Branco. A reforma do aeroporto local e a construção do aeroporto em São Roque fizeram a região se tornar um polo na área de serviços e uma opção de acesso à capital.

Apesar de todos os benefícios e facilitadores, “o fato de ocorrer o crescimento acima do esperado e ainda se manter é um ponto positivo, pois continuará atraindo investimento e gerando riqueza, no entanto, deve-se buscar junto com esse crescimento o melhor desenvolvimento, ou seja, a diminuição da desigualdade entre os residentes locais”, observa o especialista em administração pública.

Região


Além de Sorocaba, cidades da região também demonstraram crescimento significativo. Em números absolutos — diferença entre um ano e outro — Salto é a segunda cidade da região metropolitana que mais cresceu, seguida de Boituva, Iperó, Capela do Alto e Araçariguama. Já em relação ao crescimento proporcional, Capela do Alto fica em primeiro lugar do ranking, com 1,86%.