Associação Criança Feliz ajuda no resgate da cidadania
Entidade atende, atualmente, 3.500 crianças e adolescentes e suas famílias, nas áreas de pedagogia e psicologia
Respeito, amor, responsabilidade social, dignidade são os valores da Associação Criança Feliz de Sorocaba. A entidade foi fundada em 2008, como um projeto de extensão acadêmica, oferecendo exclusivamente atendimento psicopedagógico a crianças e adolescentes na zona norte de Sorocaba. No ano de 2014, passou a oferecer capacitação de cursos de aprimoramento profissional e de orientação a pais. Reconhecida com a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas) e de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, a entidade é registrada nos conselhos municipais e atende gratuitamente crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino que possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem.
A Associação Criança Feliz de Sorocaba tem como objetivo dar oportunidades a crianças e adolescentes de se envolverem em atividades complementares em horários opostos aos escolares, desenvolvendo habilidades e competências, dando a eles condições de serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento e crescimento.
O projeto atende, atualmente, 3.500 pessoas, informa Rosana Cazarin, fundadora e gestora de Desenvolvimento da Associação Criança Feliz. “As atividades e oficinas têm ainda o campo socioassistencial, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários conquistando no ano de 2015 o Selo Social em três de seus projetos, totalizando seis impactos sociais em suas atividades desenvolvidas. Manteve sua participação anual e consecutiva na Certificação do Selo Social, totalizando em 2023 vinte projetos certificados, 48 impactos alcançados e 1.800 atendimentos diretos e mais de três mil”, disse.
“A Associação Criança Feliz promove um espaço de convivência para desenvolver o protagonismo e a autonomia de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, trabalhando a sociabilidade por meio de desenvolvimento de atividades de temas transversais à cidadania, direitos humanos, combate e prevenção à violência sexual e à violência doméstica, mercado de trabalho, utilizando de práticas educativas. Tem como missão, resgatar a cidadania de crianças e adolescentes com o objetivo de integrá-los ao convívio familiar e social: recuperando sua autoestima; atingindo seu potencial de aprendizagem; fortalecendo suas bases de desenvolvimento e orientando as famílias”, completa Rosana.
A gestora disse que a entidade pretende, no futuro, ser uma organização reconhecida como referência no resgate de crianças e adolescentes e desenvolver ações que reforcem sua valiosa contribuição para uma sociedade mais justa. Tornar-se referência no suporte psicossocial aos usuários, mantendo sua multidisciplinaridade e atuando em diferentes esferas no apoio das políticas públicas, que contribuam para a inclusão, redução de danos, garantia de direitos e principalmente na proteção de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social”, explica.
A Associação é responsável por administrar, em gestão compartilhada, quatro creches de Sorocaba e passou a representar a cidade junto ao Comitê Paralímpico na modalidade de atletismo paralímpico, “ainda com cunho social, fazendo inclusão e impactando vidas, transformando famílias. Desenvolvemos outros dois projetos esportivos, futebol e luta, acreditando ser uma ferramenta para atrair e reter os usuários, dando o espírito de motivação, afastando-os das ruas e da presença das drogas. Temos como meta futura a construção de uma sede própria. Temos uma área que foi doada pela Prefeitura, onde pretendemos realizar esse sonho”, disse Rosana. (Gabrielle Camargo Pustiglione)