Estudantes do ensino médio estadual ganham estágio remunerado

Por Cruzeiro do Sul

Alunos atuarão nas suas áreas de formação técnica e receberão bolsa de R$ 1 mil

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta semana, a criação de um programa de estágio remunerado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. A iniciativa, formalizada pelo Projeto de Lei 388/2024 e denominada Estágio SP, tem como objetivo principal ampliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e reduzir a evasão escolar. Os beneficiários terão a oportunidade de trabalhar nas suas áreas de formação técnica e receberão uma bolsa mensal de até R$ 1 mil por meio da Bolsa Estágio Ensino Médio (Beem).

O programa Estágio SP é direcionado a alunos a partir dos 16 anos, que estejam matriculados e com frequência efetiva nas aulas. A expectativa inicial é beneficiar cerca de 5 mil estudantes, mas a meta é expandir o sistema para até 30 mil jovens.

Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o início do programa deve ocorrer entre o fim deste ano e o início de 2025. Após um período de estágio de seis meses no programa estadual, os estudantes concluintes do ensino médio poderão ter seus contratos de estágio efetivados pelas empresas.

O programa é dedicado aos estudantes que cursam o ensino técnico em suas próprias unidades escolares, com professores contratados pela Seduc e por parceiros, como o Centro Paula Souza, ou ainda por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Nesse último caso, o Senai também deve integrar o projeto indicando parcerias com empresas atreladas aos cursos ofertados pelo serviço. (Da Redação)