Sorocaba tem a 42ª morte por dengue no ano

Óbito ocorreu em 8 de maio, mas só foi confirmado ontem

Por Cruzeiro do Sul

Proliferação do mosquito transmissor da doença ocorre até nos meses mais frios

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) confirmou ontem (26) a 42º morte por dengue na cidade. O último óbito havia sido registrado há mais de um mês, no dia 22 de julho.

Conforme a pasta, a vítima é uma mulher de 88 anos que possuía doenças pré-existentes à dengue. Ela faleceu no dia 8 de maio, mas o resultado só foi divulgado agora pois todos os exames são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, que atende demandas de outras cidades do Estado. O laboratório faz averiguação, ainda, de outras sete mortes na cidade.

No boletim, a prefeitura também atualizou o número de casos confirmados, que vem passando por revisão da SES devido à constatação de dados duplicados. Agora são 46.797 positivados, sendo 46.516 autóctones — quando a doença é adquirida no município, 266 importados e 15 indeterminados.

Vacina

Disponibilizada desde a semana passada, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba possuem 757 doses da vacina contra a dengue no estoque. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que receberam a primeira dose há 90 dias.

Não há previsão de quando as doses para quem ainda não iniciou o ciclo vacinal estejam disponíveis novamente. De maio a junho, apenas 11 mil pessoas (crianças e adolescentes) receberam o imunizante. (Thaís Marcolino)