Queda das doações de sangue acendem alerta na região

Por Cruzeiro do Sul

Tipos O negativo e O positivo são os mais necessários

Os estoques do Banco de Sangue do Hemonúcleo de Sorocaba tiveram uma queda de 25% a 30% nas doações nos últimos 2 meses. De acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que administra o Banco de Sangue, o inverno normalmente prejudica o comparecimento de doadores.
O gerente médico da instituição, Frederico Brandão, disse que “os tipos sanguíneos O negativo e O positivo são os que mais preocupam por serem os mais utilizados”. Ele associa a queda de doações ao frio, período de férias e por motivos de saúde como quadros gripais e viroses.
Para solucionar esse problema, Brandão pede a colaboração dos doadores, citando “que sempre tem alguém precisando” e que um estoque adequado de sangue possibilita à Colsan atender os hospitais de Sorocaba e região nas cirurgias e os pacientes que seguem com tratamentos.
A Colsan Sorocaba fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 12h30, e devem ser agendadas pelo Aplicativo “Doe Sangue Doe Vidas”. O estacionamento da instituição é gratuito para doadores..
Antes da doação, a Colsan faz um processo de triagem com alguns exames e uma entrevista, para minimizar os riscos do doador e do paciente. (Murilo Aguiar - programa de estágio)

Os doadores devem cumprir os seguintes requisitos:

Apresentar documento oficial e original de identidade com foto dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos;

Pesar acima de 50 kg;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado _ deve-se evitar refeições pesadas (gordurosas);

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;

Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.