Ex-ministro Almir Pazzianotto proferiu palestra em Sorocaba
Evento encerrou a programação pelos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba
Em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba, foi realizada, desde terça-feira (20), uma série de eventos. Ontem (30), pela manhã, o encerramento aconteceu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com a palestra do ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianotto, que falou sobre o tema “A construção da Sorocabana e a criação da Justiça do Trabalho” .
Pazzianotto falou da Ferrovia Sorocabana criada em 1876 e que teve um papel importante na organização do território paulista, no transporte de cargas e passageiros. A comemoração dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba lembra que “a história e o desenvolvimento da cidade, que sempre esteve à frente de seu tempo e ainda evidenciou que a Justiça do Trabalho se desenvolveu ao lado dos trilhos e que tem um papel essencial para a área trabalhista”.
O vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, que presidiu o evento, ressaltou a importância da Estrada de Ferro Sorocabana para toda a região e para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e o papel importante de Almir Pazzianotto, um dos grandes responsáveis pela criação da Justiça do Trabalho.
“A classe trabalhadora tem uma nova maneira de relacionamento entre Estado, capital e trabalho. Uma relação importante porque a Justiça do Trabalho, em Sorocaba, foi uma das quatro primeiras varas do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, criadas no Estado de São Paulo. Encerramos com chave de ouro a comemoração com Almir Pazzianotto que faz parte da história”, disse o desembargador.
A Justiça do Trabalho no Brasil foi instalada em 1º de maio de 1941 pelo presidente Getúlio Vargas. Em Sorocaba, chegou apenas três anos depois de sua instalação no País. Em 31 de agosto de 1944, foi instalada a 1ª Vara do Trabalho de Sorocaba, há 80 anos, integrando o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas. (Da Redação)