População reclama de mau cheiro e falta de manutenção
O Parque dos Espanhóis é uma das áreas públicas mais visitadas de Sorocaba. Localizado na Vila Assis — região leste da cidade —, o espaço possui estrutura para a prática de esportes e lazer, como quadras, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada, além de palco para shows e apresentações diversas. Chama atenção por sua beleza e amplo espaço para atividades ao ar livre, mas é alvo de críticas por conta da falta de manutenção. Moradores das proximidades e frequentadores apontam como principais problemas o mau cheiro do lago, vidros e calçadas quebrados, falta de bebedouros e o lixo espalhado por algumas áreas.
Luiz Otávio Pereira do Carmo, frequentador do local, reclama do odor e da falta de limpeza do lago. Dizendo que a queixa é antiga ele opina que alguma solução deve ter para que o problema seja resolvido.
Morador próximo ao parque, Amilton Luvizão denuncia a situação da calçada de acesso ao parque ao lado de uma loja de veículos recém reformada. “A loja interditou, por mais de um ano, a passagem pública de pedestres com tapumes e após a conclusão das obras não fez a limpeza ou melhoria no local”, relata.
Prefeitura responde
Em resposta a questionamento do Cruzeiro do Sul, o Saae/Sorocaba informou que a equipe da manutenção de esgoto realiza vistorias diariamente nas redes coletoras da cidade e, quando verifica irregularidade, aciona imediatamente os fiscais técnicos para coletar e analisar material, a fim de identificar a causa e adotar providências, que variam dependendo do caso.
Quanto ao Parque dos Espanhóis, a autarquia não identificou nenhum vazamento de esgoto que possa causar o mau cheiro. Explicou, no entanto, que, nesta época de estiagem, há tendência de queda da oxigenação, o que pode contribuir para diminuição da qualidade da água.
O Saae explica que tem feito a aeração do manancial, assim como providenciado a retirada de folhas e outros detritos acumulados em pontos específicos. “A questão de entulho é pontual, mas será reforçado junto à equipe de manutenção do parque”, diz a nota, acrescentando que “no local há placas informando sobre a proibição de jogar entulho em área pública”.
Paralelamente, as secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Cultura (Secult) disseram que enviarão equipes ao local para verificar a necessidade de manutenções específicas. Caso seja necessário, farão limpeza e roçagem, “serviços que já são feitos periodicamente”.
Loja nega problemas
A loja de veículos mencionada na reclamação informou que contribui com o crescimento de Sorocaba e que não foi notificada sobre suposta irregularidade na construção do novo prédio instalado ao lado do Parque dos Espanhóis. “Ressalta informar que as rupturas nas calçadas do parque são oriundas do crescimento das raízes das árvores”, diz em nota enviada ao jornal, explicando que “no decorrer da obra, foi respeitado o limite da área [pública], para que não ocorresse prejuízo na passagem das pessoas”. Por fim, a empresa comenta que “a área recebeu iluminação, melhorando uma parte do parque que estava com baixa luminosidade, trazendo mais segurança no local”. (Gabrielle Camargo Pustiglione)