Encontro facilita negócios entre empresas
Regional do Ciesp promoveu rodada de conversas com empresários no Parque Técnológico de Sorocaba
A Rodada de Negócios do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) deve resultar no fechamento de cerca de R$ 2,5 milhões em transações entre as empresas participantes. O evento ocorreu ontem (4) no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A estimativa foi divulgada pela entidade, com base no número de participantes: 120.
No encontro, representantes de micro, pequenas e médias empresas, tanto locais, quanto de todo o Estado de São Paulo, puderam oferecer os seus produtos e serviços para outras 21 de grande porte, que são as chamadas “âncoras”.
O encontro tem como foco promover network e vendas. Em reuniões realizadas a cada dez minutos, os interessados em vender conversaram com os compradores, nas chamadas mesas de negociação. A ideia é que, a partir desse contato inicial, as tratativas prossigam e se consolidem.
O gerente da diretoria de produtos, serviços e negócios do Ciesp, Airton Tadeu Siste, considera o modelo de negócio praticado na iniciativa, chamado de B2B, positivo para os dois lados. Segundo ele, as empresas menores conseguem acesso direto às maiores, algo mais difícil sem a intermediação. Já as grandes empresas diversificam os seus fornecedores, recorrendo àqueles mais próximos das suas instalações e que não conheciam até então. “Proporciona uma prospecção imensa”, diz Siste.
Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, as transações firmadas por meio da Rodada de Negócios geram benefícios para toda a região. “Movimenta toda a economia local e as empresas que, obviamente vendendo mais, vão contratar mais gente”.
Criada em 2014, a Rodada de Negócios chegou à 172ª edição ontem. Foi a 6ª de 2024, de um total de 15 a serem realizadas durante o ano.